A Eficácia do Programa de Assistência Estudantil (PROAES) na Universidade Federal do Espírito Santo para Redução dos Índices de Evasão dos Alunos de Graduação
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i6.15113Resumo
O presente trabalho investiga o desempenho do Programa de
Assistência Estudantil da Universidade Federal do Espírito Santo
(UFES) para a permanência dos alunos de baixa renda na univer-
sidade, com redução dos percentuais de evasão, comparando os
números e índices de evasão entre os dois anos letivos que ante-
cedem a adoção da política de assistência estudantil (2010 e 2011)
com os dois anos letivos posteriores (2012 e 2013). Como referen-
cial teórico este trabalho aborda as formas de evasão existentes
na universidade, resgata um breve histórico da evasão no ensino
superior no país e os principais modelos teóricos sobre o tema,
bem como ilustra o número de evasão por centro de ensino e por
modalidade na UFES, como forma de identificar, embora superfi-
cialmente, o perfil do aluno evadido/retido. Investiga as políticas
adotadas para conter a evasão nesta universidade, e ainda rela-
ciona a redução, se esta existir, desse índice com as políticas de
assistência estudantil.
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