TV Universitária e extensão
Diálogo possível
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v5i8.17166Palavras-chave:
TV Universitária, Extensão, AudiovisualResumo
Este artigo tem como tema a relação entre a TV Universitária e a Extensão Universitária. O objetivo é apresentar a discussão sobre o papel das TVs Universitárias, refletindo sobre o potencial destes veículos para uma atuação extensionista e sobre como eles poderiam compreender a extensão universitária em sua concepção e programação. Para isso, utiliza-se de levantamento bibliográfico para refletir sobre o conceito de TV Universitária, somado ao embasamento previsto na legislação vigente sobre o assunto. Além das discussões teóricas, apresenta-se um relato sobre ações de extensão adotadas pela TV Ufes, que demonstra ser possível a integração entre a TV Universitária e a Extensão Universitária. Os resultados apresentados pelo projeto de extensão abordado neste estudo indicam que essa relação não só é possível, como deve ser constante e ampliada.
Downloads
Referências
AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Acessos TV 2015 2017. Disponível em: https://cloud.anatel.gov.br/index.php/s/TpaFAwSw7RPfBa8?path=%2FTV_por_Assinatura%2FPor_Municipio%2Fcsv. Acesso em 15 ago 2017.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TV UNIVERSITÁRIA. Revista ABTU TV Universitária + TV Pública. ABTU – Associação Brasileira de TV Universitária – 2013 – nº 0. P. 3-43. 2013. Disponível em: http://abtu.org.br/site/wp-content/uploads/2013/07/Revista-ABTU-00.pdf. Acesso em 4 jul 2015.
BOLAÑO, César Ricardo Siqueira. O modelo brasileiro de regulação do audiovisual em perspectiva histórica. In: RECIIS – R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde. Rio de Janeiro, v.4, n.4, p.94-103, Nov., 2010. Disponível em: http://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/651/1299. Acesso em 4 jul 2015.
BRASIL. Decreto-lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967. Complementa e modifica a Lei nº 4.117, de 27 de agosto de 1962. Presidência da República, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em 4 jul 2015.
BRASIL. Lei nº 8.977, 6 de janeiro de 1995. Dispõe sobre o Serviço de TV a Cabo e dá outras providências. Presidência da República, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 6 de janeiro de 1995. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 6 dez 2014.
CAPARELLI, Sérgio. Televisão e capitalismo no Brasil. Porto Alegre, L&PM, 1982.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. Atlas, 2002, 176 p.
PORCELLO, Flávio Antônio Camargo. TV Universitária: limites e possibilidades. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. 146p. (Coleção Comunicação, 18).
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO (PROEX/UFES). O que é a extensão universitária. Disponível em: http://www.proex.ufes.br/o-que-%C3%A9-extens%C3%A3o-universit%C3%A1ria. Acesso em 20 abr 2017.
RAMALHO, Alzimar Rodrigues. A contribuição dos canais universitários para a comunicação pública. Revista ABTU TV Universitária + TV Pública, nº 0. ABTU, p. 3-43, 2013. Disponível em: http://abtu.org.br/site/wp-content/uploads/2013/07/Revista-ABTU-00.pdf
RAMALHO, Alzimar Rodrigues. O perfil da TV Universitária e uma proposta de programação interativa. Tese de Doutorado – Universidade de São Paulo – 2010.
ROCHA, Camila Fregona; SOUZA, Ana Paula Vieira; OGGIONI, Ana Cristina Viana. Incentivo à Produção e Difusão de Audiovisual sobre Diversidade Cultural do ES por meio da TV UFES. Pró-Reitoria de Extensão (Proex)/Universidade Federal do Espírito Santo.
SOUZA, A. P. V., TV Universitária possível: reflexões sobre o papel da TV Ufes e o seu processo de reestruturação. Projeto de mestrado em Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades. 15 f. 2014.
SOUZA, A. P. V., As TVs Universitárias no contexto das Indústrias Culturais e Midiáticas: o desafio conceitual e a busca de um modelo. 2016. 303 f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades. Universidade Federal do Espírito Santo. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Estatuto da Universidade Federal do Espírito Santo. Disponível em: http://www2.daocs.ufes.br/sites/daocs.ufes.br/files/field/anexo/estatuto_da_universidade_federal_do_espirito_santo.pdf. Acesso em 20 abr 2017.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi - 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Guará

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).