A experiência do projeto de extensão NAUFO na inserção de profissionais no cinema goiano
An extension program experience and the insertion in the cinema made in Goiás
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v0i11.21029Palavras-chave:
Som de cinema, Foley, Cinema goianoResumo
Este artigo relata a experiência do projeto Núcleo Audiovisual de Produção de Foleys (NAUFO) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Para isso, conta-se primeiramente com uma abordagem sobre a importância da extensão universitária. Destaca-se o cinema e audiovisual no estado de Goiás (LEÃO, 2010), o som de cinema e quais as funções que o profissional de som desempenha durante o processo de criação e desenvolvimento de um filme. Finalmente, procura-se relacionar a função desse profissional à realização de curtas-metragens produzidos no estado de Goiás, e a consequente importância do projeto de extensão na formação de profissionais para a cadeia produtiva audiovisual local.
Downloads
Referências
Ament, Vanessa Theme. The Foley Grail: The Art of Performing Sound for Film, Games, and Animation. California: Focal Press, 2009.
Burch, Nöel. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva 2006.
Carrasco, Ney. Sygkhronos. A Formação da Poética Musical no cinema. São Paulo: Via Lettera, Fapesp, 2003.
Carvalho, Andreson Silva de. A percepção sonora no cinema: ver com os ouvidos, ouvir com outros sentidos. Dissertação de mestrado da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, 2009.
Chion, Michel. Audiovisão: Som e imagem no cinema. 1 ed. Lisboa: Edições Texto e Grafia, 2008.
Leão, Beto. Centenário do Cinema em Goiás: (1909-2009); Goiânia: Kelps, 2010.
Machado, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas, SP: Papirus, 1997.
Manzano, Luiz Adelmo F. Som-Imagem no Cinema. São Paulo: Perspectiva, 2003.Schafer, R. Murray. A afinação do mundo. 2 ed. São Paulo: Editora UNESP, 2012.
____________________. O ouvido pensante. 2 ed. São Paulo: Unesp, 2011. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Campus Goiânia - Laranjeiras. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual. Goiânia, 2015.
Wisnik, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Guará

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Guará adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), segundo a qual os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos submetidos e publicados na revista.
Os autores são responsáveis por declarar que o manuscrito submetido é original, que não foi publicado anteriormente e que não está em processo de avaliação simultânea em outro periódico. Após a submissão, os manuscritos passam por processo de avaliação por pares.
Ao submeter o manuscrito, os autores concedem à Revista Guará o direito de primeira publicação, permanecendo livres para estabelecer acordos adicionais de distribuição não exclusiva da versão publicada (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais ou como parte de obras futuras), desde que seja devidamente reconhecida a autoria e a publicação original na revista.
A Revista Guará incentiva a disseminação ampla dos trabalhos publicados, incluindo sua disponibilização em repositórios institucionais e outras plataformas, como forma de ampliar a visibilidade e o impacto da produção científica.
De acordo com a licença CC BY 4.0, os usuários têm o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial.
Esses direitos são irrevogáveis, desde que sejam respeitados os seguintes termos:
- Atribuição — deve ser concedido o devido crédito aos autores, fornecido o link para a licença e indicada a realização de eventuais modificações. A atribuição deve ser feita de maneira razoável, sem sugerir apoio ou endosso por parte dos autores ou da revista ao uso realizado.
A licença não impõe restrições adicionais ao uso do material, não sendo permitido aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que limitem os direitos concedidos pela licença.