Mundo juvenil, consumo e politecnia

um ensaio teórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i11.35828

Resumo

A preocupação central desse ensaio teórico volta-se para a apresentação e discussão de questões que permeiam o mundo juvenil brasileiro na atualidade, especialmente relacionados ao consumo e ao papel educação politécnica para uma formação mais humana, crítica, reflexiva e menos voltada ao capital. Este ensaio foi constituído numa abordagem qualitativa e dialética, produzido por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental envolvendo autores como Abramovay (2013), Borges (2017), Dayrell (2003), Enne (2010), Moura, Lima Filho e Silva (2015), Ramos (2008) e Saviani (2007) entre outros. Como repercussões assume-se que a politecnia contribui com o desenvolvimento integral da juventude de forma a construir condições materiais para que o jovem desenvolva projetos de vida baseados em ações concretas de consciência de classe, reduzindo a sedução ao apelo midiático.

Biografia do Autor

  • Vanessa Serra da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
    Vanessa Serra da Silva  Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFMA) Técnico em Assuntos Educacionais  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA (Reitoria) Matrícula Siape: 2266804
  • Roberta Pasqualli, IFSC

    Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1999), Especialização em Informática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Especialização em Teorias e Metodologias da Educação pela UNOCHAPECÓ (2005), Especialização em Docência no Ensino Superior pela UNOCHAPECÓ (2008), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Chapecó. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Inovações Pedagógicas, Saberes Docentes e Educação a Distância. É Pós-Doutora em Educação pela UFRGS onde estudou os saberes docentes dos professores do Sistema Rede E-TEC Brasil.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Edição

Seção

Artigos