Uma experiência transdisciplinar em Ciências Biológicas
a investigação como prática de aprendizagem e a produção de textos científicos
Palavras-chave:
Ciências Biológicas; Ensino; Língua PortuguesaResumo
Este trabalho tem como proposta descrever atividade transdisciplinar em turma de 3º série do Ensino Médio em escola estadual do município de Linhares - ES. A fim de reconhecer na prática as doenças parasitárias que acometem o intestino humano foram realizadas atividades práticas durante as aulas de Biologia com a utilização do método de Hoffman, também conhecido como método de sedimentação espontânea, viável com os materiais disponíveis na escola e, posteriormente, desenvolvido em Língua Portuguesa gênero textual em linguagem científica. O trabalho é exploratório de natureza qualitativa e comprovou que a transdisciplinaridade entre as áreas de Biologia e Língua Portuguesa atende melhor as demandas do currículo em consonância à comunidade escolar ao motivar o alunado à pesquisa e à melhoria das habilidades de escrita.
Downloads
Referências
CASTRO, Ruth Schmitz de. Investigando as contribuições da epistemologia e da História da Ciência no ensino de Ciências: de volta ao passado. In: Gatti, Sandra Regina Teodoro; Nardi, Roberto. (org). A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. 1 ed. São Paulo: Escrituras editora, 2016, p. 29-51.
CHASSOT, Attico. Alternativas para tornar a história da ciência presente na educação básica. Em STRECK, Danilo. In: Educação básica e o básico na educação. - Porto Alegre: Sulina/Unisinos, 1996.
DEWEY, John. DEWEY, J. Experiência e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra. 2008.
NEVES, David Pereira – Parasitologia Humana – 9 ed. – editora Atheneu, 1998.
NEVES, David Pereira – Parasitologia Humana – 10 ed. – editora Atheneu, 2000
PESSOA, Parasitologia Médica, B. Samuel Pessoa, 10º ed., 1977.
Rey, Luis. Bases Da Parasitologia Médica. 3ª Ed. Guanabara. Rio de Janeiro, 2011.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 11. ed. Campinas: Pontes, 2008. 82 p.
KOCH, Ingedore. G. V. Desvendando os segredos do texto. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 168 p.
KOCH, Ingedore. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2010.
MATURANO, C.; MAZZITELLI, C.; MACÍAS, A. Los estudiantes verifican la consistencia interna de los textos científicos o retienen la primera información que leen? Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 1, p. 91-105, 2003.
SALLES, Gilsani Dalzoto. Metodologia do ensino de ciências biológicas e da natureza. Curitiba: Ibpex, 2007.
SASSERON, Lúcia Helena. Ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento de práticas: uma mirada para a base nacional comum curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 18, n. 3, p. 1061-1085, 2018. Disponível em: < https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4833 > DOI: 10.28976/1984-2686rbpec20181831061.
TRÓPIA, Guilherme. Percursos históricos de ensinar ciências através de atividades investigativas no século XX. Revista Ensaio, v.13, n.1, p.121-38, 2011.
ZÔMPERO, Andreia Freitas; LABURÚ, Carlos Eduardo. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Revista Ensaio, v. 13, n. 3, p. 67-80, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.