Uma experiência transdisciplinar em Ciências Biológicas

a investigação como prática de aprendizagem e a produção de textos científicos

Auteurs

  • Poliana Bernabé Leonardeli Faceli
  • Diêgo Santos

Mots-clés :

Ciências Biológicas; Ensino; Língua Portuguesa

Résumé

Este trabalho tem como proposta descrever atividade transdisciplinar em turma de 3º série do Ensino Médio em escola estadual do município de Linhares - ES. A fim de reconhecer na prática as doenças parasitárias que acometem o intestino humano foram realizadas atividades práticas durante as aulas de Biologia com a utilização do método de Hoffman, também conhecido como método de sedimentação espontânea, viável com os materiais disponíveis na escola e, posteriormente, desenvolvido em Língua Portuguesa gênero textual em linguagem científica. O trabalho é exploratório de natureza qualitativa e comprovou que a transdisciplinaridade entre as áreas de Biologia e Língua Portuguesa atende melhor as demandas do currículo em consonância à comunidade escolar ao motivar o alunado à pesquisa e à melhoria das habilidades de escrita.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Diêgo Santos

Mestre em Ciências Biológicas (UERJ). Professor de Ciências Biológicas na rede estadual do Espírito Santo (SEDU)

Références

CASTRO, Ruth Schmitz de. Investigando as contribuições da epistemologia e da História da Ciência no ensino de Ciências: de volta ao passado. In: Gatti, Sandra Regina Teodoro; Nardi, Roberto. (org). A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. 1 ed. São Paulo: Escrituras editora, 2016, p. 29-51.

CHASSOT, Attico. Alternativas para tornar a história da ciência presente na educação básica. Em STRECK, Danilo. In: Educação básica e o básico na educação. - Porto Alegre: Sulina/Unisinos, 1996.

Leia mais: https://ensinodecienciasnaamazonia.webnode.com/products/uma%20reflex%C3%A3o%20sobre%20o%20ensino%20da%20ci%C3%AAncia%20a%20partir%20do%20pensamento%20de%20attico%20chassot%3A%20possibilidade%20da%20alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20cientifica1/

DEWEY, John. DEWEY, J. Experiência e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra. 2008.

NEVES, David Pereira – Parasitologia Humana – 9 ed. – editora Atheneu, 1998.

NEVES, David Pereira – Parasitologia Humana – 10 ed. – editora Atheneu, 2000

PESSOA, Parasitologia Médica, B. Samuel Pessoa, 10º ed., 1977.

Rey, Luis. Bases Da Parasitologia Médica. 3ª Ed. Guanabara. Rio de Janeiro, 2011.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 11. ed. Campinas: Pontes, 2008. 82 p.

KOCH, Ingedore. G. V. Desvendando os segredos do texto. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 168 p.

KOCH, Ingedore. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2010.

MATURANO, C.; MAZZITELLI, C.; MACÍAS, A. Los estudiantes verifican la consistencia interna de los textos científicos o retienen la primera información que leen? Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 1, p. 91-105, 2003.

SALLES, Gilsani Dalzoto. Metodologia do ensino de ciências biológicas e da natureza. Curitiba: Ibpex, 2007.

SASSERON, Lúcia Helena. Ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento de práticas: uma mirada para a base nacional comum curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 18, n. 3, p. 1061-1085, 2018. Disponível em: < https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4833 > DOI: 10.28976/1984-2686rbpec20181831061.

TRÓPIA, Guilherme. Percursos históricos de ensinar ciências através de atividades investigativas no século XX. Revista Ensaio, v.13, n.1, p.121-38, 2011.

ZÔMPERO, Andreia Freitas; LABURÚ, Carlos Eduardo. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Revista Ensaio, v. 13, n. 3, p. 67-80, 2011.

Téléchargements

Publiée

27-10-2022