A extração de DNA no ensino de ciências e biologia

desenvolvendo a temática por meio da sequência de ensino investigativo

Autores

  • Daniel Augusto Bolsanelo Belcavello UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO https://orcid.org/0000-0003-1518-8889
  • Manoel Augusto Polastreli Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.38788

Palavras-chave:

Protagonismo; Contextualização; Ensino Aprendizagem; Atividade Prática

Resumo

Visando a contextualização de conteúdos com o cotidiano dos alunos como forma de proporcionar uma aprendizagem significativa, foi desenvolvida a atividade de extração de DNA de frutas com o objetivo de adaptar conteúdos e práticas científicas em linguagem informal para melhor compreensão dos discentes. Como parâmetro metodológico, utilizou-se a Sequência de Ensino Investigativo desenvolvida por meio de diferentes etapas com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Com os resultados obtidos foi possível analisar que aulas em laboratório são imprescindíveis durante o ensino de Ciências e/ou Biologia, tendo em vista que possibilita aos alunos terem contato direto com o objeto de estudo, analisando os resultados e desenvolvendo hipóteses a fim de gerar suas conclusões, propiciando uma melhora significativa na qualidade da aprendizagem, permitindo aos alunos exercitarem a capacidade de pensar, refletir e tomar decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Augusto Bolsanelo Belcavello, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba(2016), especialização em Geografia e Educação Ambiental pela Universidade Candido Mendes(2017), especialização em Ensino de Ciências - Anos finais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Espírito Santo(2021) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Administração pela Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo(2016). Atualmente é Professor de Ciências na EMEF "Veneciano", escola municipal de Nova Venecia - ES.

Manoel Augusto Polastreli Barbosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Doutorando Profissional em Educação em Ciências e Matemática (IFES). Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC) - UFES (Campus Alegre). Professor Formador do Curso de Complementação Pedagógica - IFES Campus Piúma. Coordenador de Projetos Educacionais na Superintendência de Educação a Distância (SEAD) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Designer Educacional no Projeto de Cursos em Rede na Modalidade a Distância - Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Membro do grupo de pesquisa HISTOFIC (História e Filosofia da Ciência: desenvolvimento, fundamentos e práxis educacional) - IFES. Desenvolve pesquisas e atua na área de História e Filosofia da Ciência, Ensino de Ciências, Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Espaços Não-Formais de Educação, Tecnologias Educacionais, Mídias na Educação, Educação à Distância, Currículo e Formação de Professores.

Referências

AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. (Org). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRITO, I. A. JUNGES, L. J. S. F.; DA SILVA OLIVEIRA, J. M. Atividades práticas de extração de DNA de diferentes materiais orgânicos como forma de estimu-lar o ensino-aprendizagem. Revista Maiêutica, Indaial, v. 5, n. 01, p. 41-56, 2017. disponível em <https://189-016-006-142.asselvi.edu.br/index.php/BID_EaD/ar-ticle/view/1757/865>. Acesso em: 25 nov. 2020.

CARVALHO, A. M. P. (Org.). O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: CENCAGE Learning, 2013.

DUSCHL, R. La valorización de argumentaciones y explicaciones: promover estratégias de retroalimentación. Ensenãnza de lãs Ciências, v. 16, n. 1, p. 3-20, 1998.

FREIRE, P. Ensinar exige curiosidade. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GONÇALVES, T. M. A Guerra Imunológica das células contra os patógenos: A proposta de um modelo didático tridimensional de baixo custo para simulação da resposta imune celular mediada por linfócitos T CD8+. Brazilian Journal of Development. v.7, n.1, p. 4854-4860, 2021. Disponível em: <https://www.brazilianj-ournals.com/index.php/BRJD/article/view/23099/18554> Acesso em: 26 de jan. 2021.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004.

KRASILCHIK, M.. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: USP, 2012.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: A proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008.

VALENTE, J. A. Blended Learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista: Dossiê Educação a Distância, Curitiba: UFPR, 2014, Edição especial n. 4/2014. p. 79-97 Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00079.pdf >. Acesso em: 20 ago. 2021.

ZIMMERMANN, L. A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental. 2005. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

Downloads

Publicado

26-12-2022