A extração de DNA no ensino de ciências e biologia

desenvolvendo a temática por meio da sequência de ensino investigativo

Autores

  • Daniel Augusto Bolsanelo Belcavello UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO https://orcid.org/0000-0003-1518-8889
  • Manoel Augusto Polastreli Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.38788

Palavras-chave:

Protagonismo; Contextualização; Ensino Aprendizagem; Atividade Prática

Resumo

Visando a contextualização de conteúdos com o cotidiano dos alunos como forma de proporcionar uma aprendizagem significativa, foi desenvolvida a atividade de extração de DNA de frutas com o objetivo de adaptar conteúdos e práticas científicas em linguagem informal para melhor compreensão dos discentes. Como parâmetro metodológico, utilizou-se a Sequência de Ensino Investigativo desenvolvida por meio de diferentes etapas com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Com os resultados obtidos foi possível analisar que aulas em laboratório são imprescindíveis durante o ensino de Ciências e/ou Biologia, tendo em vista que possibilita aos alunos terem contato direto com o objeto de estudo, analisando os resultados e desenvolvendo hipóteses a fim de gerar suas conclusões, propiciando uma melhora significativa na qualidade da aprendizagem, permitindo aos alunos exercitarem a capacidade de pensar, refletir e tomar decisões.

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Biografia do Autor

Daniel Augusto Bolsanelo Belcavello, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba(2016), especialização em Geografia e Educação Ambiental pela Universidade Candido Mendes(2017), especialização em Ensino de Ciências - Anos finais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Espírito Santo(2021) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Administração pela Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo(2016). Atualmente é Professor de Ciências na EMEF "Veneciano", escola municipal de Nova Venecia - ES.

Manoel Augusto Polastreli Barbosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Doutorando Profissional em Educação em Ciências e Matemática (IFES). Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC) - UFES (Campus Alegre). Professor Formador do Curso de Complementação Pedagógica - IFES Campus Piúma. Coordenador de Projetos Educacionais na Superintendência de Educação a Distância (SEAD) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Designer Educacional no Projeto de Cursos em Rede na Modalidade a Distância - Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Membro do grupo de pesquisa HISTOFIC (História e Filosofia da Ciência: desenvolvimento, fundamentos e práxis educacional) - IFES. Desenvolve pesquisas e atua na área de História e Filosofia da Ciência, Ensino de Ciências, Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Espaços Não-Formais de Educação, Tecnologias Educacionais, Mídias na Educação, Educação à Distância, Currículo e Formação de Professores.

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Publicado

26-12-2022