Os patrimônios culturais da escola da ciência, biologia e história (ECBH)

uma experiência no ensino de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.39044

Palavras-chave:

História local. Patrimônio Cultural. Identidade e Memória. Escola da Ciência Biologia e História (ECBH).

Resumo

Este artigo trata da realização da experiência de estágio no semestre 2022/1, na Escola da Ciência Biologia e História (ECBH), especificamente no acervo histórico e museológico, principalmente dos patrimônios culturais material e imaterial, focalizando na história capixaba. Teoricamente baseia-se no pensamento de Abreu (2015) e Davallon (2015) para pensar o patrimônio cultural. Discute, ainda, a construção de identidade (HALL, 2014), memória (HALBWACHS,1990) e o ensino de história local (SCHMIDT; GARCIA, 2005). Para isso, faz um percurso do processo de patrimonialização no Brasil, abordando as práticas educativas realizadas na Escola da Ciência Biologia e História (ECBH), com intuito de vivenciar a valorização da memória e da história local, na possibilidade de favorecer o sentimento de pertencimento do indivíduo em relação ao lugar onde vive. 

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Biografia do Autor

Gerderson Lucas Loyola dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC (2011). Especialização Pós-Graduação Aperfeiçoamento em Formação Docente para a Educação a Distância pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES (2022). Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2022), com experiências nas áreas de patrimônios culturais históricos.

Referências

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Publicado

26-12-2022