Análise do discurso multimodal de um vídeo produzido por licenciandos em Matemática do CEUNES-UFES

Autores

  • Marinete Santana Wutke Welmer CEUNES/UFES

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i20.43510

Palavras-chave:

Educação Matemática; Vídeos Digitais; Análise do Discurso Multimodal

Resumo

Nesta pesquisa, examinamos a produção de vídeos digitais pelos alunos do curso de licenciatura em Matemática do CEUNES/UFES, com foco na plataforma TikTok. O estudo, fundamentado na abordagem Sistêmico Funcional - Análise do Discurso Multimodal (SF-ADM), teve como objetivo compreender como recursos semióticos, como linguagem verbal e escrita, simbolismo matemático, imagens, música e gestos, interagem na construção de significados matemáticos. Sete estudantes participaram da investigação durante a disciplina de Instrumentação para o Ensino de Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa, utilizou o ambiente online como fonte direta de dados, coletados por meio da interação virtual e vídeos produzidos pelos estudantes. A análise, baseada na SF-ADM, destacou a interconexão desses recursos no vídeo examinado, intitulado "Educação Matemática Crítica: Transformando exercícios em cenários de investigação". O vídeo ilustra a aplicação prática da Matemática, integrando linguagem oral e escrita, simbolismo matemático, imagens, música e gestos. Os resultados indicam que a combinação desses recursos em vídeos possibilita a criação de intersemioses, gerando significados que ultrapassam as capacidades individuais de cada recurso.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, J. de L.; BORBA, M. de C. Construindo pesquisas coletivamente em Educação Matemática. In: ARAÚJO, J. de L.; BORBA, M. de C. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 5.ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2013, p. 31-51.

BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L.; GRACIAS, T. A. S. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

BORBA, M. C.; NEVES, L. X.; DOMINGUES, N. S. A atuação docente na quarta fase das tecnologias digitais: produção de vídeos como ação colaborativa nas aulas de Matemática. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 9, n. 3, p. 1-24, maio/ago. 2018.

BORBA, M. de C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO JUNIOR, N. da R. C. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

BORBA, M. de C.; ALMEIDA, H. R. F. L. de; GRACIAS, T. A. de S. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-with-Media and the reorganization of Mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, visualization and experimentation. New York: Springer, 2005.

GOLDEMBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 1997.

HALLIDAY, M. A. K. Towards a Language-Based Theory of Learning. Linguistcs and Education, v. 5, n. 2, p. 93-116, 1993. DOI: https://doi.org/10.1016/0898-5898(93)90026-7.

JEWITT, C.; BEZEMER, J.; O’HALLORAN, K. Introducing Multimodality. New York: Routledge. 2016.

KRESS, G. Multimodality: A Social Semiotc Approach to Contemporary Communication. Nova York: Routledge, 2010.

LABURÚ, C.E.; BARROS, M. A.; SILVA, O. H. M. da. Multimodos e múltiplas representações, aprendizagem significativa e subjetividade: três referências conciliáveis da educação científica. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 2, p. 469- 487, 2011.

LINCOLN, Y.; GUBA, E. Naturalistic Inquiry. Londres: Sage Publications. Lisboa: Edições 70. 1985.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, J. Ml; MASETTO, Marco Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. (Org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013, p. 11-72.

NEVES, L. X. Intersimioses em vídeos produzidos por licenciandos em Matemática da UAB. 304 f. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2020.

O’HALLORAN, K. L. Historical changes in the semiotic landscape: from calculation to computation. In: JEWITT, Carey. (Ed.). The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. ew York: Routledge. 2011, p. 98-113.

ONUCHIC, L. de L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Formação de professores: mudanças urgentes na licenciatura em matemática. In: FROTA, Maria Clara Rezende; NASSER, Lilian. (Org). Educação Matemática no ensino superior: pesquisas e debates. Recife: SBEM, 2009, p. 169-188.

SANTOS, Z. B. dos. A Linguística Sistêmico-Funcional: algumas considerações. Soletras Revista, Rio de Janeiro, v. 28, n. 12, p. 164-181, jul./dez. 2014.

WALSH, M. Multimodal Literacy: Researching Classroom Practice. Austrália: Primary English Teaching Association, 2011.

SCUCUGLIA, R. On the nature of students’ digital mathematical performances. 2012. 273f. Thesis (Doctor of Philosophy) – School of Graduate and Postdoctoral Studies. The University of Western Ontario. London. 2012.

Downloads

Publicado

19-08-2024