Análise do discurso multimodal de um vídeo produzido por licenciandos em Matemática do CEUNES-UFES
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i20.43510Palavras-chave:
Educação Matemática; Vídeos Digitais; Análise do Discurso MultimodalResumo
Nesta pesquisa, examinamos a produção de vídeos digitais pelos alunos do curso de licenciatura em Matemática do CEUNES/UFES, com foco na plataforma TikTok. O estudo, fundamentado na abordagem Sistêmico Funcional - Análise do Discurso Multimodal (SF-ADM), teve como objetivo compreender como recursos semióticos, como linguagem verbal e escrita, simbolismo matemático, imagens, música e gestos, interagem na construção de significados matemáticos. Sete estudantes participaram da investigação durante a disciplina de Instrumentação para o Ensino de Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa, utilizou o ambiente online como fonte direta de dados, coletados por meio da interação virtual e vídeos produzidos pelos estudantes. A análise, baseada na SF-ADM, destacou a interconexão desses recursos no vídeo examinado, intitulado "Educação Matemática Crítica: Transformando exercícios em cenários de investigação". O vídeo ilustra a aplicação prática da Matemática, integrando linguagem oral e escrita, simbolismo matemático, imagens, música e gestos. Os resultados indicam que a combinação desses recursos em vídeos possibilita a criação de intersemioses, gerando significados que ultrapassam as capacidades individuais de cada recurso.
Downloads
Referências
ARAÚJO, J. de L.; BORBA, M. de C. Construindo pesquisas coletivamente em Educação Matemática. In: ARAÚJO, J. de L.; BORBA, M. de C. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 5.ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2013, p. 31-51.
BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L.; GRACIAS, T. A. S. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
BORBA, M. C.; NEVES, L. X.; DOMINGUES, N. S. A atuação docente na quarta fase das tecnologias digitais: produção de vídeos como ação colaborativa nas aulas de Matemática. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 9, n. 3, p. 1-24, maio/ago. 2018.
BORBA, M. de C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO JUNIOR, N. da R. C. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
BORBA, M. de C.; ALMEIDA, H. R. F. L. de; GRACIAS, T. A. de S. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-with-Media and the reorganization of Mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, visualization and experimentation. New York: Springer, 2005.
GOLDEMBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 1997.
HALLIDAY, M. A. K. Towards a Language-Based Theory of Learning. Linguistcs and Education, v. 5, n. 2, p. 93-116, 1993. DOI: https://doi.org/10.1016/0898-5898(93)90026-7.
JEWITT, C.; BEZEMER, J.; O’HALLORAN, K. Introducing Multimodality. New York: Routledge. 2016.
KRESS, G. Multimodality: A Social Semiotc Approach to Contemporary Communication. Nova York: Routledge, 2010.
LABURÚ, C.E.; BARROS, M. A.; SILVA, O. H. M. da. Multimodos e múltiplas representações, aprendizagem significativa e subjetividade: três referências conciliáveis da educação científica. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 2, p. 469- 487, 2011.
LINCOLN, Y.; GUBA, E. Naturalistic Inquiry. Londres: Sage Publications. Lisboa: Edições 70. 1985.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, J. Ml; MASETTO, Marco Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. (Org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013, p. 11-72.
NEVES, L. X. Intersimioses em vídeos produzidos por licenciandos em Matemática da UAB. 304 f. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2020.
O’HALLORAN, K. L. Historical changes in the semiotic landscape: from calculation to computation. In: JEWITT, Carey. (Ed.). The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. ew York: Routledge. 2011, p. 98-113.
ONUCHIC, L. de L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Formação de professores: mudanças urgentes na licenciatura em matemática. In: FROTA, Maria Clara Rezende; NASSER, Lilian. (Org). Educação Matemática no ensino superior: pesquisas e debates. Recife: SBEM, 2009, p. 169-188.
SANTOS, Z. B. dos. A Linguística Sistêmico-Funcional: algumas considerações. Soletras Revista, Rio de Janeiro, v. 28, n. 12, p. 164-181, jul./dez. 2014.
WALSH, M. Multimodal Literacy: Researching Classroom Practice. Austrália: Primary English Teaching Association, 2011.
SCUCUGLIA, R. On the nature of students’ digital mathematical performances. 2012. 273f. Thesis (Doctor of Philosophy) – School of Graduate and Postdoctoral Studies. The University of Western Ontario. London. 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marinete Santana Wutke Welmer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.