Análise do discurso multimodal de um vídeo produzido por licenciandos em Matemática do CEUNES-UFES
DOI :
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i20.43510Mots-clés :
Educação Matemática; Vídeos Digitais; Análise do Discurso MultimodalRésumé
Nesta pesquisa, examinamos a produção de vídeos digitais pelos alunos do curso de licenciatura em Matemática do CEUNES/UFES, com foco na plataforma TikTok. O estudo, fundamentado na abordagem Sistêmico Funcional - Análise do Discurso Multimodal (SF-ADM), teve como objetivo compreender como recursos semióticos, como linguagem verbal e escrita, simbolismo matemático, imagens, música e gestos, interagem na construção de significados matemáticos. Sete estudantes participaram da investigação durante a disciplina de Instrumentação para o Ensino de Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa, utilizou o ambiente online como fonte direta de dados, coletados por meio da interação virtual e vídeos produzidos pelos estudantes. A análise, baseada na SF-ADM, destacou a interconexão desses recursos no vídeo examinado, intitulado "Educação Matemática Crítica: Transformando exercícios em cenários de investigação". O vídeo ilustra a aplicação prática da Matemática, integrando linguagem oral e escrita, simbolismo matemático, imagens, música e gestos. Os resultados indicam que a combinação desses recursos em vídeos possibilita a criação de intersemioses, gerando significados que ultrapassam as capacidades individuais de cada recurso.
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© Marinete Santana Wutke Welmer 2024
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