Explorando o uso do chatgpt em situações-problema de proporcionalidade

Autores

  • Amanda Freitas Cazadine Universidade Federal do Espírito Santo
  • Valdinei Cezar Cardoso Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/5h8p2s12

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa que investiga o uso do ChatGPT no ensino da proporcionalidade para alunos do primeiro ano do Ensino Médio em um Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Com uma abordagem investigativa, os procedimentos metodológicos incluíram a seleção do chatbot, do conteúdo e dos problemas matemáticos, o uso do ChatGPT para obter respostas e a análise dessas respostas. Foram inseridos três problemas no ChatGPT para análise dos resultados, evidenciando que ele pode adotar métodos diferentes dos autores e dos materiais usados em alguns casos e, em outros, ter uma abordagem similar. Se observou que, quanto mais nova a versão do ChatGPT, menor a probabilidade de fornecer resultados equivocados, destacando a importância de uma abordagem crítica aos dados fornecidos. Apesar das limitações, se constatou que o ChatGPT possui capacidade de resolver questões de proporcionalidade corretamente o que pode contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática, sendo uma alternativa para o desenvolvimento de novas propostas pedagógicas que incluem tecnologias digitais.

Biografia do Autor

  • Valdinei Cezar Cardoso , Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2014). Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá(2010). Especialista em Educação Matemática pela União das Escolas Superiores do Vale do Ivaí (2002). Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá(2001), Professor Adjunto do Departamento de Matemática Aplicada e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo. Atua na área de pesquisa da Educação Matemática com ênfase na Modelagem Matemática na Educação Matemática, Teorias da Didática da Matemática Francesa, Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, Uso de Jogos e Vídeos Digitais no ensino de matemática, Educação à Distância e Tecnologias Educacionais da Informação e Comunicação. É coordenador do Grupo de pesquisa Mídias e Matemática (MidMat) no Centro Universitário Norte do Espírito Santo(CEUNES) da Universidade Federal do Espírito Santo.

     

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Publicado

26-08-2025