Explorando o uso do chatgpt em situações-problema de proporcionalidade
DOI:
https://doi.org/10.47456/5h8p2s12Resumen
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa que investiga o uso do ChatGPT no ensino da proporcionalidade para alunos do primeiro ano do Ensino Médio em um Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Com uma abordagem investigativa, os procedimentos metodológicos incluíram a seleção do chatbot, do conteúdo e dos problemas matemáticos, o uso do ChatGPT para obter respostas e a análise dessas respostas. Foram inseridos três problemas no ChatGPT para análise dos resultados, evidenciando que ele pode adotar métodos diferentes dos autores e dos materiais usados em alguns casos e, em outros, ter uma abordagem similar. Se observou que, quanto mais nova a versão do ChatGPT, menor a probabilidade de fornecer resultados equivocados, destacando a importância de uma abordagem crítica aos dados fornecidos. Apesar das limitações, se constatou que o ChatGPT possui capacidade de resolver questões de proporcionalidade corretamente o que pode contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática, sendo uma alternativa para o desenvolvimento de novas propostas pedagógicas que incluem tecnologias digitais.
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