A infância e o direito de participação ativa
obstáculos para a Educação Infantil em dias atuais
DOI:
https://doi.org/10.47456/4n3mjx89Palavras-chave:
Infância. Padrões sociais. Direito de se envolver. Educação de crianças pequenas.Resumo
O texto apresenta um ensaio teórico que se baseia na Sociologia da Infância e em uma pesquisa bibliográfica. O objetivo é abordar o direito das crianças de participar e seu papel na sociedade atual, enfatizando a importância de ouvir suas vozes e considerar suas ações como sujeitos de direitos. Os achados mostram que houve um progresso significativo nos estudos sobre crianças e infância nos anos recentes, formando um campo de pesquisa multidisciplinar que busca entender a experiência da infância a partir da perspectiva das próprias crianças. As mudanças sociais em andamento influenciam as interações entre crianças e adultos em níveis políticos, culturais e educacionais, sendo essencial desconstruir a produção normativa centrada nos adultos, que marginaliza as crianças e impede sua participação na sociedade. Assim, a criança deixa de ser vista como um objeto e passa a ser reconhecida como um sujeito ativo. Com essa nova posição, é vital transformar a escola em um ambiente democrático e acolhedor, promovendo um diálogo respeitoso entre crianças e adultos, estabelecendo relações mais equilibradas.
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