Childhood and the right to active participation

obstacles to early childhood education.

Authors

  • Roselena Castelo de Souza Leonel
  • Andréia de Oliveira Castro Secretaria de Educação do Estado do Pará
  • Antônio dos Santos Leonel UNIFAP
  • Ronaldo dos Santos Leonel Ufpr

DOI:

https://doi.org/10.47456/4n3mjx89

Keywords:

Childhood. Padrões sociais. Right to wrap. Education of small children.

Abstract

The text presents a theoretical essay that is based on Childhood Sociology and a bibliographical research. The objective is to address the children's right to participate and their role in today's society, emphasizing the importance of hearing their voices and considering their actions as subjects of rights. The achados show that there has been significant progress in studies on childhood and childhood in recent years, forming a field of multidisciplinary research that seeks to understand the childhood experience from the perspective of children's own children. As social changes in andamento influence the interactions between children and adults on political, cultural and educational levels, it is essential to deconstruct the normative production centered on adults, which marginalizes children and prevents their participation in society. Thus, children stop being seen as an object and begin to be remade as an active subject. In this new position, it is vital to transform the school into a democratic and supportive environment, promoting a respectful dialogue between children and adults, establishing more balanced relationships.

Author Biographies

  • Roselena Castelo de Souza Leonel

    Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN/Altamira.

  • Andréia de Oliveira Castro, Secretaria de Educação do Estado do Pará

    Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (PPGEECA/UEPA, 2024). Possui especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Ciências Naturais: Biologia e Química pelo Centro Universitário Amparense (UNIFIA, 2008), em Gestão e Educação Ambiental pela Faculdade de Ciências Humanas de Vitória (FAVIX, 2012), e em Educação Física Escolar e Inclusiva pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Brás (2018). Graduou-se em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2006) e em Educação Física pela mesma instituição (UEPA, 2014). Atualmente, é professora na Secretaria de Educação do Estado do Pará, ministrando disciplinas como Biologia, Química, Educação Física, Educação Ambiental e Sustentabilidade e clima. Sua área de interesse em pesquisa abrange Alfabetização Científica e Tecnológica, abordagens CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), Educação Ambiental e Meio Ambiente, com foco no desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovam a conscientização e o engajamento em questões socioambientais, especialmente no contexto amazônico.

  • Antônio dos Santos Leonel, UNIFAP

    Professor do Colegiado de Letras/Francês-UNIFAP. Doutor em Ciências da Educação- UNADES. Mestre em Ciências da Educação- UNADES. Especialista em Linguística Aplicada-FTA. Especialista em Linguística Românica, Especialista em Direito Constitucional. Especialista em Psicanálise, Especialista em Direito Contábil, Especialista em Direito do trabalho e processo trabalhista- Faculdade Única. Graduado em Letras/ Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Atualmente, Acadêmico dos Cursos de História e pedagogia-UNINTER. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Coordenador dos grupos de pesquisa CITELLIN e CIEDUCAAMAZON. Coordena projetos de extensão voltados às práticas textuais em escolas estaduais do Amapá, bem como pesquisas voltadas as variantes linguísticas indígenas existentes no município de Oiapoque/AP. Já atuou como Coordenador do Curso de Letras/francês-UNIFAP. DISCIPLINAS MINISTRADAS:1. LINGUÍSTICA ROMÂNICA 2. LÍNGUA LATINA II. HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA 3. SINTAXE DA LINGUA PORTUGUESA 4. SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA 5. MORFOMOLOGIA 6. TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA 7. SOCIOLINGUÍSTICA 8. INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS 9. PSICOLINGUÍSTICA 10.LPC- DIREITO.11. LPC-BIOLOGIA.12. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

  • Ronaldo dos Santos Leonel, Ufpr

    Doutorando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA (PPGECM - UFPR).Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA - UEPA). Graduado em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2010). Graduado em Educação do Campo com Habilitação Especifica em Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ CAMPUS ALTAMIRA (2015).Professor Efetivo da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino em Altamira -Pará. Atualmente pesquisa sobre: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA PARAENSE: TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

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Published

26-12-2025