A infância e o direito de participação ativa

obstáculos para a Educação Infantil em dias atuais

Autores

  • Roselena Castelo de Souza Leonel
  • Andréia de Oliveira Castro Secretaria de Educação do Estado do Pará
  • Antônio dos Santos Leonel UNIFAP
  • Ronaldo dos Santos Leonel Ufpr

DOI:

https://doi.org/10.47456/4n3mjx89

Palavras-chave:

Infância. Padrões sociais. Direito de se envolver. Educação de crianças pequenas.

Resumo

O texto apresenta um ensaio teórico que se baseia na Sociologia da Infância e em uma pesquisa bibliográfica. O objetivo é abordar o direito das crianças de participar e seu papel na sociedade atual, enfatizando a importância de ouvir suas vozes e considerar suas ações como sujeitos de direitos. Os achados mostram que houve um progresso significativo nos estudos sobre crianças e infância nos anos recentes, formando um campo de pesquisa multidisciplinar que busca entender a experiência da infância a partir da perspectiva das próprias crianças. As mudanças sociais em andamento influenciam as interações entre crianças e adultos em níveis políticos, culturais e educacionais, sendo essencial desconstruir a produção normativa centrada nos adultos, que marginaliza as crianças e impede sua participação na sociedade. Assim, a criança deixa de ser vista como um objeto e passa a ser reconhecida como um sujeito ativo. Com essa nova posição, é vital transformar a escola em um ambiente democrático e acolhedor, promovendo um diálogo respeitoso entre crianças e adultos, estabelecendo relações mais equilibradas.

Biografia do Autor

  • Roselena Castelo de Souza Leonel

    Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN/Altamira.

  • Andréia de Oliveira Castro, Secretaria de Educação do Estado do Pará

    Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (PPGEECA/UEPA, 2024). Possui especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Ciências Naturais: Biologia e Química pelo Centro Universitário Amparense (UNIFIA, 2008), em Gestão e Educação Ambiental pela Faculdade de Ciências Humanas de Vitória (FAVIX, 2012), e em Educação Física Escolar e Inclusiva pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Brás (2018). Graduou-se em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2006) e em Educação Física pela mesma instituição (UEPA, 2014). Atualmente, é professora na Secretaria de Educação do Estado do Pará, ministrando disciplinas como Biologia, Química, Educação Física, Educação Ambiental e Sustentabilidade e clima. Sua área de interesse em pesquisa abrange Alfabetização Científica e Tecnológica, abordagens CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), Educação Ambiental e Meio Ambiente, com foco no desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovam a conscientização e o engajamento em questões socioambientais, especialmente no contexto amazônico.

  • Antônio dos Santos Leonel, UNIFAP

    Professor do Colegiado de Letras/Francês-UNIFAP. Doutor em Ciências da Educação- UNADES. Mestre em Ciências da Educação- UNADES. Especialista em Linguística Aplicada-FTA. Especialista em Linguística Românica, Especialista em Direito Constitucional. Especialista em Psicanálise, Especialista em Direito Contábil, Especialista em Direito do trabalho e processo trabalhista- Faculdade Única. Graduado em Letras/ Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Atualmente, Acadêmico dos Cursos de História e pedagogia-UNINTER. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Coordenador dos grupos de pesquisa CITELLIN e CIEDUCAAMAZON. Coordena projetos de extensão voltados às práticas textuais em escolas estaduais do Amapá, bem como pesquisas voltadas as variantes linguísticas indígenas existentes no município de Oiapoque/AP. Já atuou como Coordenador do Curso de Letras/francês-UNIFAP. DISCIPLINAS MINISTRADAS:1. LINGUÍSTICA ROMÂNICA 2. LÍNGUA LATINA II. HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA 3. SINTAXE DA LINGUA PORTUGUESA 4. SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA 5. MORFOMOLOGIA 6. TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA 7. SOCIOLINGUÍSTICA 8. INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS 9. PSICOLINGUÍSTICA 10.LPC- DIREITO.11. LPC-BIOLOGIA.12. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

  • Ronaldo dos Santos Leonel, Ufpr

    Doutorando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA (PPGECM - UFPR).Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA - UEPA). Graduado em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2010). Graduado em Educação do Campo com Habilitação Especifica em Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ CAMPUS ALTAMIRA (2015).Professor Efetivo da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino em Altamira -Pará. Atualmente pesquisa sobre: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA PARAENSE: TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

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Publicado

26-12-2025