O Bullying no Ambiente Escolar
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.47340Palavras-chave:
Bullying; Ambiente Escolar; Ensino Fundamental.Resumo
Neste artigo, trabalhamos a questão do Bullying no ambiente escolar, visitamos três escolas do Ensino Fundamental sendo uma do Município de Cariacica e duas do Município de Serra. Foi elaborada uma pesquisa de campo com questionários para crianças do 5ºano em Cariacica e 7º e 9º anos da escola A e 7º e 8º anos da escola B, ambas do município de Serra. Através dos questionários os alunos tinham livre escolha para responder ou não as perguntas. Aos Diretores e Pedagogos foram feitas também três perguntas abertas para também responderem ou não sobre o tema bullying e o envolvimento do corpo docente sobre o assunto. Nesse contexto, visualizamos que os alunos estão conscientes do bullying e suas consequências, sabem identificar o agredido, o agressor e os espectadores. Em relação ao corpo docente há trabalhos relacionados com o tema. Logo observamos que a família, a escola e o corpo docente ainda carecem de mais aproximação.
Referências
REFERÊNCIAS
FANTE, Cleo; PEDRA, José Augusto. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre, RS: Aritmed Editora S.A, 2008.
LOPES NETO, Aramis Antonio. Bullying: saber identificar e como prevenir. São Paulo: Brasiliense, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed.- São Paulo: Atlas, 2009.
OLWEUS,Dan. Conductas de acoso y amenaza entre escolares. Madrid: Morata,1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kímberly Barcelos de Oliveira, Adriele Bomfim Santos, Cristiane Pereira Oliveira, João Pedro Pacheco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.






