O Bullying no Ambiente Escolar
DOI :
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.47340Mots-clés :
Bullying; Ambiente Escolar; Ensino Fundamental.Résumé
Neste artigo, trabalhamos a questão do Bullying no ambiente escolar, visitamos três escolas do Ensino Fundamental sendo uma do Município de Cariacica e duas do Município de Serra. Foi elaborada uma pesquisa de campo com questionários para crianças do 5ºano em Cariacica e 7º e 9º anos da escola A e 7º e 8º anos da escola B, ambas do município de Serra. Através dos questionários os alunos tinham livre escolha para responder ou não as perguntas. Aos Diretores e Pedagogos foram feitas também três perguntas abertas para também responderem ou não sobre o tema bullying e o envolvimento do corpo docente sobre o assunto. Nesse contexto, visualizamos que os alunos estão conscientes do bullying e suas consequências, sabem identificar o agredido, o agressor e os espectadores. Em relação ao corpo docente há trabalhos relacionados com o tema. Logo observamos que a família, a escola e o corpo docente ainda carecem de mais aproximação.
Références
REFERÊNCIAS
FANTE, Cleo; PEDRA, José Augusto. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre, RS: Aritmed Editora S.A, 2008.
LOPES NETO, Aramis Antonio. Bullying: saber identificar e como prevenir. São Paulo: Brasiliense, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed.- São Paulo: Atlas, 2009.
OLWEUS,Dan. Conductas de acoso y amenaza entre escolares. Madrid: Morata,1998.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Kímberly Barcelos de Oliveira, Adriele Bomfim Santos, Cristiane Pereira Oliveira, João Pedro Pacheco 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.






