The school's PPP in light of the freirean perspective

what are the places of everyday life?

Authors

  • Magno de Jesus Oliveira Junior Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Rodrigo da Luz Universidade Estadual de Santa Cruz https://orcid.org/0000-0001-5711-1447
  • Eliane dos Santos Almeida Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Franklin Kaic Dutra-Pereira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.47646

Keywords:

Daily; Political-Pedagogical Project; Paulo Freire

Abstract

The objective of this article is to investigate the everyday places in the Political-Pedagogical Project (PPP) of a state high school, located in the Vale do Jiquiriçá region, in the State of Bahia, in light of the Freirean perspective. As methodological sports, it is a qualitative research of a documentary nature, which uses Discursive Textual Analysis to analyze texts presented in a didactic-curricular document. In the results, it is highlighted that there are not many mentions of the term every day in the school's PPP, but there are elements of everyday life that point to the school's concern with the students' life context, with local-global issues and with the community in which they live the school is included. It is noteworthy that although the document aims for the participation of social agents in school dynamics, there remains in the text a little in-depth relationship between local demands and the reality assumed at school, in addition to silences regarding class relations, gender, ethnicity and sexuality that mark the daily lives built in modernity. It is concluded that the contextualization of everyday knowledge in the school's PPP can be configured as a means of discovering students' identities and valuing their trajectories, knowledge and practices that can contribute to a critical transformation of reality.

Author Biographies

  • Magno de Jesus Oliveira Junior, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Graduado do Curso de Licenciatura Plena em Química na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no campus do Centro de Formação de Professores - CFP, localizado no município de Amargosa, no estado da Bahia. Professor da Educação Básica no município de Mutuípe/BA.

  • Rodrigo da Luz, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2012-2016), mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2017-2019) e doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019-2023). Professor assistente, lotado no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, atuando na área de Ensino de Biologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UESC - BA). Líder do grupo de estudos e pesquisa IDEIAS - Investigações e Diálogos Educacionais Insurgentes em Ambiente e Sociedade, também é filiado a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e a Associação Ibero-Americana em Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência (AIA-CTS). Vem desenvolvendo pesquisas relacionadas à Perspectiva Freireana, Educação em Ciências, Educação Ambiental e Educação CTS/CTSA. 

  • Eliane dos Santos Almeida, Universidade Federal do Sul da Bahia

    Professora adjunta na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Jorge Amado, lotada no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. É licenciada em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), mestra em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e doutora em Educação em Ciências pela Universidade de Brasília (UnB). Filiada à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Tem experiência na área de Ensino de Ciências e tem atuado, principalmente, nas seguintes áreas: Educação CTS, Perspectiva Educacional de Paulo Freire, articulação Freire-CTS, Abordagem Temática e diálogo de saberes.

  • Franklin Kaic Dutra-Pereira, Universidade Federal da Paraíba

    Doutor com doutorado aos 26 anos, em Ensino de Ciências e Matemática em tempos de não-Ciência, investigando as narrativas e as histórias de vida na Licenciatura em Química (2019 - PPGECM/UFRN). Licenciado em Química - Licenciatura (2014 - CES/UFCG) e em Pedagogia (UNICSul - 2022). Professor de Educação em Ciências/Química da Universidade Federal da Paraíba, no Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, João Pessoa/PB. Tem se dedicado a (de)formar pessoas que pesquisam com... enquanto (des)orientador dos Programas de Pós-graduação em Educação da UFPB e do PROFQUI/UFPB. Líder do COM-FABULAÇÕES: ateliê de pesquisas inventivas em Educação; e integrante do GEPPC/UFPB. Pesquisa, problematiza e inventa, a partir da virada pós-estruturalista, nas temáticas: Estudos Culturais da Educação, Estudos nos/dos/com os cotidianos; Pesquisa auto.bio.gráfica e narrativas das vidas humanas, não humanas, mais que humanas e pós-humana; Pesquisas cartográficas em Educação; Políticas do currículo com/na/para as diferenças; Educação antirracista e escrevivências; Diversidade e Diferenças nas universidadescolas; Educação Química; Corpos; Relações interseccionais, gênerosexualidades e Teorias Queers na ciência-educação [e mais algumas coisas que tenho prazer]. Por ser colorido e desimpedido, sou militante e defensor do movimento e das pessoas LGBTQIA+. Membro da SBEnQ, da ANPEd, ABRAPEC, ABdC e RELAPEq. Acredita num futuro melhor para as universidadescolas e para as ciências. Defende a soberania do Brasil, a Democracia, e um país longe de fascistas, xenófobos, juízes parciais, neopentecostais, bolsonaristas, terraplanistas, conservadores, e LGBTTQIA+fóbicos. Adia o fim do mundo e luta por justiça social para não sucumbir em tempos cafetinos. Aposta em um pouco de possível para não sufocar (Deleuze). Agora, peço que me conte alguma história... 

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Published

25-06-2025