O PPP da escola à luz da perspectiva freireana

quais os lugares do cotidiano?

Autores/as

  • Magno de Jesus Oliveira Junior Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Rodrigo da Luz Universidade Estadual de Santa Cruz https://orcid.org/0000-0001-5711-1447
  • Eliane dos Santos Almeida Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Franklin Kaic Dutra-Pereira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.47646

Palabras clave:

Cotidiano; Projeto Político-Pedagógico; Paulo Freire

Resumen

O objetivo deste artigo é investigar os lugares do cotidiano no Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola estadual de Ensino Médio, situada na região do Vale do Jiquiriçá, no Estado da Bahia, à luz da perspectiva freireana. Como aportes metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza documental, que utiliza a Análise Textual Discursiva para a análise de textos presentes em um documento didático-curricular. Em resultados, destaca-se que não há muitas menções ao termo cotidiano no PPP da escola, mas existem elementos do cotidiano que apontam para a preocupação da escola com o contexto de vida dos(das) estudantes, com questões locais-globais e com a comunidade em que a escola se insere. Ressalta-se que embora o documento almeje a participação dos/as agentes sociais na dinâmica escolar, ainda permanece no texto uma relação pouco aprofundada entre as demandas locais e a realidade assumida na escola, além de silenciamentos sobre as relações de classe, gênero, etnia e sexualidade que marcam os cotidianos construídos na modernidade. Conclui-se que a contextualização do conhecimento cotidiano no PPP da escola pode se configurar como um meio de descoberta de identidades dos/as estudantes e de valorização de suas trajetórias, saberes e práticas que podem contribuir para a transformação crítica da realidade.

Biografía del autor/a

  • Magno de Jesus Oliveira Junior, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Graduado do Curso de Licenciatura Plena em Química na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no campus do Centro de Formação de Professores - CFP, localizado no município de Amargosa, no estado da Bahia. Professor da Educação Básica no município de Mutuípe/BA.

  • Rodrigo da Luz, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2012-2016), mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2017-2019) e doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019-2023). Professor assistente, lotado no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, atuando na área de Ensino de Biologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UESC - BA). Líder do grupo de estudos e pesquisa IDEIAS - Investigações e Diálogos Educacionais Insurgentes em Ambiente e Sociedade, também é filiado a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e a Associação Ibero-Americana em Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência (AIA-CTS). Vem desenvolvendo pesquisas relacionadas à Perspectiva Freireana, Educação em Ciências, Educação Ambiental e Educação CTS/CTSA. 

  • Eliane dos Santos Almeida, Universidade Federal do Sul da Bahia

    Professora adjunta na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Jorge Amado, lotada no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. É licenciada em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), mestra em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e doutora em Educação em Ciências pela Universidade de Brasília (UnB). Filiada à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Tem experiência na área de Ensino de Ciências e tem atuado, principalmente, nas seguintes áreas: Educação CTS, Perspectiva Educacional de Paulo Freire, articulação Freire-CTS, Abordagem Temática e diálogo de saberes.

  • Franklin Kaic Dutra-Pereira, Universidade Federal da Paraíba

    Doutor com doutorado aos 26 anos, em Ensino de Ciências e Matemática em tempos de não-Ciência, investigando as narrativas e as histórias de vida na Licenciatura em Química (2019 - PPGECM/UFRN). Licenciado em Química - Licenciatura (2014 - CES/UFCG) e em Pedagogia (UNICSul - 2022). Professor de Educação em Ciências/Química da Universidade Federal da Paraíba, no Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, João Pessoa/PB. Tem se dedicado a (de)formar pessoas que pesquisam com... enquanto (des)orientador dos Programas de Pós-graduação em Educação da UFPB e do PROFQUI/UFPB. Líder do COM-FABULAÇÕES: ateliê de pesquisas inventivas em Educação; e integrante do GEPPC/UFPB. Pesquisa, problematiza e inventa, a partir da virada pós-estruturalista, nas temáticas: Estudos Culturais da Educação, Estudos nos/dos/com os cotidianos; Pesquisa auto.bio.gráfica e narrativas das vidas humanas, não humanas, mais que humanas e pós-humana; Pesquisas cartográficas em Educação; Políticas do currículo com/na/para as diferenças; Educação antirracista e escrevivências; Diversidade e Diferenças nas universidadescolas; Educação Química; Corpos; Relações interseccionais, gênerosexualidades e Teorias Queers na ciência-educação [e mais algumas coisas que tenho prazer]. Por ser colorido e desimpedido, sou militante e defensor do movimento e das pessoas LGBTQIA+. Membro da SBEnQ, da ANPEd, ABRAPEC, ABdC e RELAPEq. Acredita num futuro melhor para as universidadescolas e para as ciências. Defende a soberania do Brasil, a Democracia, e um país longe de fascistas, xenófobos, juízes parciais, neopentecostais, bolsonaristas, terraplanistas, conservadores, e LGBTTQIA+fóbicos. Adia o fim do mundo e luta por justiça social para não sucumbir em tempos cafetinos. Aposta em um pouco de possível para não sufocar (Deleuze). Agora, peço que me conte alguma história... 

Referencias

ASSUNÇÃO, J. L.; SOLINO, A. P.; GEHLEN, S. T. A Investigação Temática na Elaboração de um Projeto Político-Pedagógico Humanizador. Currículo sem fronteiras, v. 19, n.3, p. 1379-1409, 2019. Disponível em:

BAHIA. Projeto Político-Pedagógico. Colégio Estadual Pedro Calmon (CEPC). Amargosa, Bahia, 2017.

CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 45–56, 2008.

CARDOSO, A. C. O.; BARROS, H. N. S.; OLIVEIRA, D. A. A. S.; MESSEDER, J. C. Conhecimento científico e situações do cotidiano: investigação da vitamina C como meio de aproximação das crianças aos fenômenos químicos. Revista Debates Em Ensino De Química, v.5, n. 2, p. 87–99, 2019.

COSTA-BEBER, L. B.; MALDANER, O. A. Cotidiano e Contextualização na Educação Química: discursos diferentes, significados próximos. In: Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Anais…, VIII ENPEC, Campinas/SP, 2011.

COSTA, G. M. T. Projeto Político-Pedagógico: elementos de sua identidade e situações pedagógicas do cotidiano que são provocadoras de um processo de ressignificação. Revista de Educação do IDEAU- REI, v. 6, n. 14, p. 1-17, 2011.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2018.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.

KRIPKA, R. M. L.; SCHELLER, M.; BONOTTO, D. L. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones Unad, n. 14, p. 55-73, 2015.

LOPES, A. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: Uerj, 1999.

MAGALHÃES, L. M.; REIS, I. G.; GEHLEN, S. T. Paulo Freire e a Democratização da Educação: A Importância do Projeto Político-Pedagógico como Instrumento de Transformação. Revista de Iniciação à Docência, v. 8, p. 1-17, 2023.

MELO, M. S.; SILVA, R. R. A interação entre conceitos cotidianos e científicos no ensino do tema atmosfera. In: Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Anais…, XI ENPEC, Florianópolis/SC, 2017.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

OLIVEIRA, G.; SILVA, H. R. G.; RODRIGUES, A. P.; SILVA, J. S.; SILVA, S. K. O uso da cotidianização como ferramenta para o ensino de química orgânica no ensino médio. In: Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia/UEPB. Anais…, ENECT, João Pessoa/PB, 2012.

RODRIGUES, V. A. B.; von LINSINGEN, I.; CASSIANI, S. Formação cidadã na educação científica e tecnológica: olhares críticos e decoloniais para as abordagens CTS. Revista Educação e Fronteiras, v. 9, n.25, p. 71-91, 2019.

SANGIOGO, F. A.; ZANON, L. B. Conhecimento Cotidiano, Científico e Escolar: Especificidades e Inter-Relações enquanto Produção de Currículo e de Cultura. Cadernos de Educação | FaE/PPGE/UFPel, Pelotas n. 47, p. 144-164, 2014.

SANTOS, L. G. S.; PENA, J. S. A lei, o plano e as pequenas cidades: análise do zoneamento do Plano Diretor de Amargosa-BA. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, v. 30, p. 1-15, 2023.

SANTOS, A. W.; RODRIGUES, G. S.; SILVA, J. L. O conhecimento científico e o conhecimento cotidiano na perspectiva de professores de Física e de Química em Itabaiana/SE. In: Anais do Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. Anais…, VI EDUCON, São Cristovão/SE, 2012.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estudos avançados, v. 2, n. 2, p. 46-71, São Paulo, 1988.

SILVA, L. R. C.; DAMACENO, A. D.; MARTINS, M. C. R.; SOBRAL, K. M.; FARIAS, I. M. S. Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente. In: Anais do Congresso Nacional de Educação. Anais…, IX EDUCERE, Curitiba/PR, 2009.

VEIGA, I. P. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, I. P. (org.). Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, p.11-35, 1998.

WARTHA, E. J.; SILVA, E. L.; BEJARANO, N. R. R. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química Nova na Escola. v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013.

Publicado

25-06-2025