O PPP da escola à luz da perspectiva freireana
quais os lugares do cotidiano?
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.47646Palabras clave:
Cotidiano; Projeto Político-Pedagógico; Paulo FreireResumen
O objetivo deste artigo é investigar os lugares do cotidiano no Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola estadual de Ensino Médio, situada na região do Vale do Jiquiriçá, no Estado da Bahia, à luz da perspectiva freireana. Como aportes metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza documental, que utiliza a Análise Textual Discursiva para a análise de textos presentes em um documento didático-curricular. Em resultados, destaca-se que não há muitas menções ao termo cotidiano no PPP da escola, mas existem elementos do cotidiano que apontam para a preocupação da escola com o contexto de vida dos(das) estudantes, com questões locais-globais e com a comunidade em que a escola se insere. Ressalta-se que embora o documento almeje a participação dos/as agentes sociais na dinâmica escolar, ainda permanece no texto uma relação pouco aprofundada entre as demandas locais e a realidade assumida na escola, além de silenciamentos sobre as relações de classe, gênero, etnia e sexualidade que marcam os cotidianos construídos na modernidade. Conclui-se que a contextualização do conhecimento cotidiano no PPP da escola pode se configurar como um meio de descoberta de identidades dos/as estudantes e de valorização de suas trajetórias, saberes e práticas que podem contribuir para a transformação crítica da realidade.
Referencias
ASSUNÇÃO, J. L.; SOLINO, A. P.; GEHLEN, S. T. A Investigação Temática na Elaboração de um Projeto Político-Pedagógico Humanizador. Currículo sem fronteiras, v. 19, n.3, p. 1379-1409, 2019. Disponível em:
BAHIA. Projeto Político-Pedagógico. Colégio Estadual Pedro Calmon (CEPC). Amargosa, Bahia, 2017.
CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 45–56, 2008.
CARDOSO, A. C. O.; BARROS, H. N. S.; OLIVEIRA, D. A. A. S.; MESSEDER, J. C. Conhecimento científico e situações do cotidiano: investigação da vitamina C como meio de aproximação das crianças aos fenômenos químicos. Revista Debates Em Ensino De Química, v.5, n. 2, p. 87–99, 2019.
COSTA-BEBER, L. B.; MALDANER, O. A. Cotidiano e Contextualização na Educação Química: discursos diferentes, significados próximos. In: Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Anais…, VIII ENPEC, Campinas/SP, 2011.
COSTA, G. M. T. Projeto Político-Pedagógico: elementos de sua identidade e situações pedagógicas do cotidiano que são provocadoras de um processo de ressignificação. Revista de Educação do IDEAU- REI, v. 6, n. 14, p. 1-17, 2011.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2018.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.
KRIPKA, R. M. L.; SCHELLER, M.; BONOTTO, D. L. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones Unad, n. 14, p. 55-73, 2015.
LOPES, A. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: Uerj, 1999.
MAGALHÃES, L. M.; REIS, I. G.; GEHLEN, S. T. Paulo Freire e a Democratização da Educação: A Importância do Projeto Político-Pedagógico como Instrumento de Transformação. Revista de Iniciação à Docência, v. 8, p. 1-17, 2023.
MELO, M. S.; SILVA, R. R. A interação entre conceitos cotidianos e científicos no ensino do tema atmosfera. In: Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Anais…, XI ENPEC, Florianópolis/SC, 2017.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.
OLIVEIRA, G.; SILVA, H. R. G.; RODRIGUES, A. P.; SILVA, J. S.; SILVA, S. K. O uso da cotidianização como ferramenta para o ensino de química orgânica no ensino médio. In: Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia/UEPB. Anais…, ENECT, João Pessoa/PB, 2012.
RODRIGUES, V. A. B.; von LINSINGEN, I.; CASSIANI, S. Formação cidadã na educação científica e tecnológica: olhares críticos e decoloniais para as abordagens CTS. Revista Educação e Fronteiras, v. 9, n.25, p. 71-91, 2019.
SANGIOGO, F. A.; ZANON, L. B. Conhecimento Cotidiano, Científico e Escolar: Especificidades e Inter-Relações enquanto Produção de Currículo e de Cultura. Cadernos de Educação | FaE/PPGE/UFPel, Pelotas n. 47, p. 144-164, 2014.
SANTOS, L. G. S.; PENA, J. S. A lei, o plano e as pequenas cidades: análise do zoneamento do Plano Diretor de Amargosa-BA. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, v. 30, p. 1-15, 2023.
SANTOS, A. W.; RODRIGUES, G. S.; SILVA, J. L. O conhecimento científico e o conhecimento cotidiano na perspectiva de professores de Física e de Química em Itabaiana/SE. In: Anais do Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. Anais…, VI EDUCON, São Cristovão/SE, 2012.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estudos avançados, v. 2, n. 2, p. 46-71, São Paulo, 1988.
SILVA, L. R. C.; DAMACENO, A. D.; MARTINS, M. C. R.; SOBRAL, K. M.; FARIAS, I. M. S. Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente. In: Anais do Congresso Nacional de Educação. Anais…, IX EDUCERE, Curitiba/PR, 2009.
VEIGA, I. P. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, I. P. (org.). Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, p.11-35, 1998.
WARTHA, E. J.; SILVA, E. L.; BEJARANO, N. R. R. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química Nova na Escola. v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Magno de Jesus Oliveira Junior, Rodrigo da Luz, Eliane dos Santos Almeida, Franklin Kaic Dutra-Pereira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.






