A Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: uma trajetória de projeções utilitaristas e seus percalços.
Abstract
O presente artigo tem por objetivo dar seguimento à discussão de alguns aspectos críticos relacionados às diversas etapas da história do ensino profissionalizante brasileiro. Baseado na literatura correlata e em documentos da legislação brasileira, delinearemos um panorama histórico e cronológico da chamada (hoje) Educação Profissional e Tecnológica (EPT), destacando alguns marcos e percalços identificados durante a referida trajetória. De caráter bibliográfico, documental, investigativo e crítico, além de algumas prerrogativas da legislação brasileira, a presente abordagem tem seu aporte teórico em estudos e reflexões de intelectuais orgânicos como Cunha (1977, 2000, 2005), Frigotto (2007, 2008), Kuenzer (1997, 2007, 2009), dentre outros. Ressalva-se, contudo, que devido às diversas peculiaridades, modalidades e categorizações dos cursos profissionalizantes das instituições de ensino públicas e privadas do país, bem como os diferentes aportes corporativos e institucionais que as mesmas possuem, optou-se, aqui, por adotar o referido delineamento de modo pareado com a trajetória percorrida pelo atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).
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