A Voz de Raquel: um recurso de acessibilidade a serviço da autonomia de alunos com a Síndrome da Dislexia em seu processo avaliativo
Abstract
O presente artigo buscou sistematizar e analisar a utilização do recurso tecnológico “Voz de Raquel” como um instrumento didático a ser utilizado na leitura de avaliações para alunos com a Síndrome da Dislexia, a fim de contribuir, a partir da utilização desse recurso, com a autonomia desses estudantes, para tanto, apoia-se em concepções das áreas Médica, de Educação Tecnológica e Inclusiva. Também procurou tratar do desenvolvimento de uma cultura que transforma inovações tecnológicas em possibilidades educacionais, que atreladas a boas práticas pedagógicas, auxiliam o professor a avaliar o aluno disléxico, garantindo seus direitos previstos em lei. Ressalta, ainda, a necessidade de conscientização dos docentes no trato com esse grupo de alunos, por meio de uma análise crítica e ética, a fim de minimizar transtornos que os muros escolares trazem a eles. Os resultados obtidos com a utilização dessa ferramenta mostraram-se ser muito eficazes, uma vez que com o manuseio dela, o aluno com dislexia apresentou um melhor rendimento nas avaliações.
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