A Voz de Raquel: um recurso de acessibilidade a serviço da autonomia de alunos com a Síndrome da Dislexia em seu processo avaliativo

Autores/as

Resumen

O presente artigo buscou sistematizar e analisar a utilização do recurso tecnológico “Voz de Raquel” como um instrumento didático a ser utilizado na leitura de avaliações para alunos com a Síndrome da Dislexia, a fim de contribuir, a partir da utilização desse recurso, com a autonomia desses estudantes, para tanto, apoia-se em concepções das áreas Médica, de Educação Tecnológica e Inclusiva. Também procurou tratar do desenvolvimento de uma cultura que transforma inovações tecnológicas em possibilidades educacionais, que atreladas a boas práticas pedagógicas, auxiliam o professor a avaliar o aluno disléxico, garantindo seus direitos previstos em lei. Ressalta, ainda, a necessidade de conscientização dos docentes no trato com esse grupo de alunos, por meio de uma análise crítica e ética, a fim de minimizar transtornos que os muros escolares trazem a eles. Os resultados obtidos com a utilização dessa ferramenta mostraram-se ser muito eficazes, uma vez que com o manuseio dela, o aluno com dislexia apresentou um melhor rendimento nas avaliações.

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Biografía del autor/a

Fabio Atila Cardoso Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo/ Mestrando do Programa de Pós Graduação na Educação Básica

Mestrando em Ensino na Universidade Federal do Espírito Santo. Graduação em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (2014). Pós-graduação em Matemática Financeira e Estatística - UCAM(2014). Extensão Universitária em Docência da Educação Básica no Ensino da Matemática ESAB -(2014). Atuou como professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos - SEDU/ES - 2007 e 2012. Ministrou aulas de Matemática para Ensino Fundamental e Médio na Escola Santa Clara entre 2012 - 2015. Ministrou aulas em 2016 de Matemática do Ensino Médio no CENTRO EDUCACIONAL TÉCNICO SÃO MATEUS Do ano de 2017 a te a presente data exerce a função de Coordenador de área de matemática na Secretaria Municipal de Educação.

Publicado

30-06-2020

Número

Sección

Artigos