Experiences lived in the Pedagogical Residence Program in a Municipal Elementary School in São Vicente

Authors

  • Mariana Gama Universidade Metropolitana de Santos
  • Lívia Silveira Universidade Metropolitana de Santos
  • Mariangela Camba Universidade Metropolitana de Santos
  • Elisete Gomes Natário Natário Universidade Metropolitana de Santos
  • Michel Costa Universidade Metropolitana de Santos https://orcid.org/0000-0001-5951-7870
  • Cristina Celia Borges Prefeitura Municipal de São Vicente

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32621

Abstract

This experience report presents the experience of students of a Physical Education Degree course in a Pedagogical Residency Program (PRP), financed by CAPES, carried out between August 2018 and January 2020, at a public school in São Vicente, on the coast of São Paulo. The text presents general aspects of the development of the activities carried out and results obtained, from the Program from the residents' point of view. The objective of this work is to explain, in the view of the residents of PRP, the perception of reality in the educational environment, their experiences of assisting teaching in the field school and how they perceived the theoretical training portrayed in practice. The methodology developed is developed from the residents' narratives, recorded at different times of the subproject, based on the principles of Creswell (2014) and Bruner (2002). The main results of this pedagogical conduct experience are necessarily related to the teaching experience, that is, dealing with the reality of children, school, peers - team - and learning to deal with insecurities and difficulties in the face of little experience in that area.

Keywords: Pedagogical Residency Program. Teacher training. Stage. Physical Education Project

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Author Biographies

Mariana Gama, Universidade Metropolitana de Santos

Formação em Educação F´ísica (Licenciatura) pela Universidade Metropolitana de Santos em fevereiro de 2020.

Atualmente, fazendo Bacharelado em Educação F´ísica pela mesma Universidade.

Participou como bolsista do Programa de Residência Pedagógica de Agosto de 2018 a Janeiro de 2020.

Lívia Silveira, Universidade Metropolitana de Santos

Formação em Educação F´ísica (Licenciatura) pela Universidade Metropolitana de Santos em fevereiro de 2020.

Atualmente, fazendo Bacharelado em Educação F´ísica pela mesma Universidade.

Participou como bolsista do Programa de Residência Pedagógica de Agosto de 2018 a Janeiro de 2020.

Mariangela Camba, Universidade Metropolitana de Santos

Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica na UNIMES. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Letras Don Domênico (1981); Mestre em Educação (educação e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002); Doutora em Educação (Políticas de Avaliação) pela Universidade de Campinas em 28/07/2011. Atualmente é professora na graduação, pós-graduação lato sensu a distância e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos nas disciplinas Avaliação e as Práticas Interdisciplinares no Ensino Fundamental, Políticas Públicas Implementadas no Ensino Fundamental . Com experiência na área de Educação, Políticas Públicas de Educação e de Avaliação, temas relacionados à formação docente; prática- político - pedagógica; Coordenação do trabalho pedagógico; Currículo: teoria e prática; Didática; Gestão Educacional e Escolar e Avaliação Educacional e Institucional - formação docente educação - ensino e aprendizagem - políticas públicas de educação - políticas públicas de avaliação -organização - tempo-espaço - currículo e avaliação.

Elisete Gomes Natário Natário, Universidade Metropolitana de Santos

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora na graduação da Universidade de Taubaté e da Universidade Metropolitana de Santos e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos. Membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde - ANPEPP Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem, pesquisa, ciência, psicologia escolar, desenvolvimento humano.

Michel Costa, Universidade Metropolitana de Santos

Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2019), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2010), Pós Graduação – Especialização em Educação a Distância pela Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES (2018), Graduação em Ciências - Habilitação Plena em Matemática pela Universidade Santa Cecília (2000), Graduação em Pedagogia - Don Domênico (2003).  Atuou desde 1998 na rede estadual paulista como Professor de Matemática, atuando em diversos cargos de suporte pedagógico desde 2003. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, letramento estatístico, educação, educação matemática, tecnologias, currículo e formação de professores. Atualmente, é Supervisor de Ensino concursado na Prefeitura Municipal de Cubatão e Professor da Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES. E-mail: michel.costa@unimes.br.

Cristina Celia Borges, Prefeitura Municipal de São Vicente

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (2001). Também possui pedagogia e licenciatura em artes visuais pela UNIMES (2019). Desde 2011 atuando como professora de educação básica, disciplina Educação Física, na Prefeitura Municipal de São Vicente. Pós graduada em Jogos Cooperativos pela UNIMONTE (2012).

Published

20-11-2020

Issue

Section

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência