Experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de São Vicente

Autores/as

  • Mariana Gama Universidade Metropolitana de Santos
  • Lívia Silveira Universidade Metropolitana de Santos
  • Mariangela Camba Universidade Metropolitana de Santos
  • Elisete Gomes Natário Natário Universidade Metropolitana de Santos
  • Michel Costa Universidade Metropolitana de Santos https://orcid.org/0000-0001-5951-7870
  • Cristina Celia Borges Prefeitura Municipal de São Vicente

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32621

Resumen

Este relato de experiencia presenta la experiencia de académicos de un curso de Licenciatura en Educación Física en un Programa de Residencia Pedagógica (PRP), financiado por CAPES, realizado entre agosto de 2018 y enero de 2020, en una escuela pública de São Vicente, en la costa de São Paulo. El texto presenta aspectos generales del desarrollo de las actividades realizadas y resultados obtenidos, desde el Programa desde el punto de vista de los vecinos. El objetivo de este trabajo es explicar, a juicio de los residentes de PRP, la percepción de la realidad en el ámbito educativo, sus experiencias de enseñanza asistencial en la escuela de campo y cómo percibieron la formación teórica retratada en la práctica. La metodología se desarrolla a partir de las narrativas de los residentes, registradas en diferentes momentos del subproyecto, con base en los principios de Creswell (2014) y Bruner (2002). Los principales resultados de esta experiencia de conducta pedagógica están necesariamente relacionados con la experiencia docente en sí misma, es decir, abordar la realidad de los niños, la escuela, los compañeros – equipo - y aprender a afrontar las inseguridades y dificultades ante los pequeños. experiencia en esa área.

Palabras clave: Programa de Residencia Pedagógica. Formación de profesores. Prácticas. Proyectos de Educación Física.

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Biografía del autor/a

Mariana Gama, Universidade Metropolitana de Santos

Formação em Educação F´ísica (Licenciatura) pela Universidade Metropolitana de Santos em fevereiro de 2020.

Atualmente, fazendo Bacharelado em Educação F´ísica pela mesma Universidade.

Participou como bolsista do Programa de Residência Pedagógica de Agosto de 2018 a Janeiro de 2020.

Lívia Silveira, Universidade Metropolitana de Santos

Formação em Educação F´ísica (Licenciatura) pela Universidade Metropolitana de Santos em fevereiro de 2020.

Atualmente, fazendo Bacharelado em Educação F´ísica pela mesma Universidade.

Participou como bolsista do Programa de Residência Pedagógica de Agosto de 2018 a Janeiro de 2020.

Mariangela Camba, Universidade Metropolitana de Santos

Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica na UNIMES. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Letras Don Domênico (1981); Mestre em Educação (educação e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002); Doutora em Educação (Políticas de Avaliação) pela Universidade de Campinas em 28/07/2011. Atualmente é professora na graduação, pós-graduação lato sensu a distância e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos nas disciplinas Avaliação e as Práticas Interdisciplinares no Ensino Fundamental, Políticas Públicas Implementadas no Ensino Fundamental . Com experiência na área de Educação, Políticas Públicas de Educação e de Avaliação, temas relacionados à formação docente; prática- político - pedagógica; Coordenação do trabalho pedagógico; Currículo: teoria e prática; Didática; Gestão Educacional e Escolar e Avaliação Educacional e Institucional - formação docente educação - ensino e aprendizagem - políticas públicas de educação - políticas públicas de avaliação -organização - tempo-espaço - currículo e avaliação.

Elisete Gomes Natário Natário, Universidade Metropolitana de Santos

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora na graduação da Universidade de Taubaté e da Universidade Metropolitana de Santos e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos. Membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde - ANPEPP Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem, pesquisa, ciência, psicologia escolar, desenvolvimento humano.

Michel Costa, Universidade Metropolitana de Santos

Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2019), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2010), Pós Graduação – Especialização em Educação a Distância pela Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES (2018), Graduação em Ciências - Habilitação Plena em Matemática pela Universidade Santa Cecília (2000), Graduação em Pedagogia - Don Domênico (2003).  Atuou desde 1998 na rede estadual paulista como Professor de Matemática, atuando em diversos cargos de suporte pedagógico desde 2003. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, letramento estatístico, educação, educação matemática, tecnologias, currículo e formação de professores. Atualmente, é Supervisor de Ensino concursado na Prefeitura Municipal de Cubatão e Professor da Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES. E-mail: michel.costa@unimes.br.

Cristina Celia Borges, Prefeitura Municipal de São Vicente

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (2001). Também possui pedagogia e licenciatura em artes visuais pela UNIMES (2019). Desde 2011 atuando como professora de educação básica, disciplina Educação Física, na Prefeitura Municipal de São Vicente. Pós graduada em Jogos Cooperativos pela UNIMONTE (2012).

Publicado

20-11-2020

Número

Sección

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência