Report from two Geography interns: theory, practice and the scholar experience through Pedagogical Internship Programme

Authors

  • Renata Barrocas Universidade Metropolitana de Santos
  • Rafael da Rocha Lopez UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
  • Paula Vitoria de Farias Santos UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
  • Abigail Malavasi UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
  • Mariangela Camba UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
  • Patricia Lopes Barboza UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32627

Abstract

This report depicts the experience of two interns from the Geography course  who took part of the crosscurricular project named ' Learning and Teaching substantially – linking knowledge and practices developed by the Pedagogical Internship Programme at Santos Metropolitan University(Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES). The methodology  adopted  was the transcription of the final report and an article presented in a scientific event referred to the participation of the interns in the programme.The results shows that the objectives presented in the institutional project succeeded. The residents concluded that their participation in the programme enhanced their theory-praxis relationship learned throughout their academic experience.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renata Barrocas, Universidade Metropolitana de Santos

Doutora em Geografia (2005) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP ? Rio Claro), Mestre em Geografia Física (2001) pela Universidade de São Paulo (USP) , Licenciada (1996) e Bacharel (1995) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP ? Rio Claro). Docente permanente do programa de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental (UNIMES). Atualmente ministra aulas e pesquisa nas graduações de Geografia e Pedagogia (UNIMES) e no Ensino a Distância (EAD) na licenciatura em Geografia (UNIMES). Exerce supervisão de estágios na Licenciatura de Geografia (UNIMES). Participou de agosto/2018 a janeiro/2020 como docente orientador do subprojeto Multidisciplinar junto ao Programa de Residencia Pedagógica (CAPES). Atua com pesquisa nas seguintes temáticas: ensino de Geografia , percepção e cognição do meio ambiente e turismo.

Rafael da Rocha Lopez, UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

Estudante de licenciatura de Geografia da Universidade Metropolitana de Santos desde o ano de 2016. Participou como bolsista do Projeto de Iniciação Cientifica pela UNIMES no período de julho de 2017 a setembro de 2018. Participa como residente do subprojeto multidisciplinar do Programa Residência Pedagógica (CAPES/UNIMES), desde agosto de 2018.

Paula Vitoria de Farias Santos, UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

Paula Vitoria é egressa da graduação em Geografia da Unimes. 

Abigail Malavasi, UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (1984), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Foi diretora de escola do Governo do Estado de São Paulo de 1996 a julho de 2016. Atualmente é professora da graduação e do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), bem como coordenadora do curso de Psicologia da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, avaliação e currículo, psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento, inclusão escolar, letramento, alfabetização e formação continuada de professores.

Mariangela Camba, UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Letras Don Domênico (1981); Mestre em Educação (educação e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002); Doutora em Educação (Políticas de Avaliação) pela Universidade de Campinas em 28/07/2011. Atualmente é professora na graduação, pós-graduação lato sensu a distância e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos nas disciplinas Avaliação e as Práticas Interdisciplinares no Ensino Fundamental, Políticas Públicas Implementadas no Ensino Fundamental . Com experiência na área de Educação, Políticas Públicas de Educação e de Avaliação, temas relacionados à formação docente; prática- político - pedagógica; Coordenação do trabalho pedagógico; Currículo: teoria e prática; Didática; Gestão Educacional e Escolar e Avaliação Educacional e Institucional - formação docente educação - ensino e aprendizagem - políticas públicas de educação - políticas públicas de avaliação -organização - tempo-espaço - currículo e avaliação.

Patricia Lopes Barboza, UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

Professora da rede municipal de ensino de Sâo Vicente, SP

Published

20-11-2020

Issue

Section

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência