Theory of Relativity and time travel

an approach through the technique of Controlled Controversy

Authors

  • Christian Saymon da Silva Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Sávio Cesar Heringer de Moraes Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Adriano Ricardo da Silva Trabach Professor efetivo da rede estadual de ensino do estado do Espírito Santo
  • Cleiton Kenup Piumbini Núcleo de Estruturação do Ensino de Física - NEEF / Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física / Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Luiz Otávio Buffon Núcleo de Estruturação do Ensino de Física - NEEF / Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física / Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica https://orcid.org/0000-0002-8283-2550

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.35614

Abstract

The present work reports a didactic intervention carried out through the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID), applied to students of the third year of high school at the São João Batista State School of Elementary and Middle School (EEEFM), located in Cariacica - ES The general objective of the didactic sequence constructed and applied was to introduce a theme of Modern and Contemporary Physics (FMC) in high school related to the study of the Theory of Relativity. The methodology used was the Controlled Controversy technique, associated with the theme Travel in Time, as a starting point to introduce the concepts of Relativity to the students. At the end of the activities, we found that the theme aroused an interest in Physics that until then was non-existent and the methodology adopted allowed the students to mature in relation to teamwork.

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Author Biographies

Christian Saymon da Silva, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Cursando Licenciatura em Física no Instituto Federal do Espírito Santo desde 2018/2. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no período de março de 2019 a janeiro de 2020.

Sávio Cesar Heringer de Moraes, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Cursando Licenciatura em Física no Instituto Federal do Espírito Santo desde 2018/1. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020.

Adriano Ricardo da Silva Trabach, Professor efetivo da rede estadual de ensino do estado do Espírito Santo

Graduação em Licenciatura em Física pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Mestrado em Ensino de Física pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Atualmente é professor - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.

Cleiton Kenup Piumbini, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física - NEEF / Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física / Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), mestrado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, Plasma spray e SmBa2Cu307. Pertence ao Grupo de pesquisa NEEF (Núcleo de Estruturação do Ensino de Física)

Luiz Otávio Buffon, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física - NEEF / Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física / Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Bacharel em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), Mestre (1992) e Doutor (1998), ambos em Física das Partículas Elementares pela Universidade de São Paulo. Bolsista Recém-Doutor pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999). Atualmente é professor 40 horas com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) – Campus Cariacica, atuando nos Cursos de Ensino Médio Técnico Integrado, Graduações e também no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. No momento estou orientando dissertações de Mestrado, projetos de iniciação científica, iniciação à docência (PIBID) e iniciação à extensão. Atuo na área de ensino de Física. Tenho experiência também nas áreas de Física Teórica. Pertenço ao Grupo de pesquisa NEEF (Núcleo de Estruturação do Ensino de Física)

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Published

30-06-2022

Issue

Section

Experience reports