Teoria da Relatividade e viagem no tempo

uma abordagem usando a técnica da Controvérsia Controlada

Autores

  • Christian Saymon da Silva Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Sávio Cesar Heringer de Moraes Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Adriano Ricardo da Silva Trabach Professor efetivo da rede estadual de ensino do estado do Espírito Santo
  • Cleiton Kenup Piumbini Núcleo de Estruturação do Ensino de Física - NEEF / Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física / Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Luiz Otávio Buffon Núcleo de Estruturação do Ensino de Física - NEEF / Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física / Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica https://orcid.org/0000-0002-8283-2550

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.35614

Resumo

O presente trabalho relata uma intervenção didática realizada por intermédio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), aplicada aos alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) São João Batista, localizado em Cariacica - ES.  O objetivo geral da sequência didática construída e aplicada foi introduzir um tema da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio relacionado ao estudo da Teoria da Relatividade.  A metodologia utilizada foi a técnica da Controvérsia Controlada, associada ao tema Viagem no Tempo, como ponto de partida para introduzir os conceitos de Relatividade para os educandos.  Ao final das atividades constatamos que o tema despertou um interesse pela Física que até então era inexistente e a metodologia adotada permitiu um amadurecimento dos alunos em relação ao trabalho em equipe.

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Biografia do Autor

Christian Saymon da Silva, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Cursando Licenciatura em Física no Instituto Federal do Espírito Santo desde 2018/2. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no período de março de 2019 a janeiro de 2020.

Sávio Cesar Heringer de Moraes, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Cursando Licenciatura em Física no Instituto Federal do Espírito Santo desde 2018/1. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020.

Adriano Ricardo da Silva Trabach, Professor efetivo da rede estadual de ensino do estado do Espírito Santo

Graduação em Licenciatura em Física pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Mestrado em Ensino de Física pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Atualmente é professor - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.

Cleiton Kenup Piumbini, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física - NEEF / Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física / Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), mestrado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, Plasma spray e SmBa2Cu307. Pertence ao Grupo de pesquisa NEEF (Núcleo de Estruturação do Ensino de Física)

Luiz Otávio Buffon, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física - NEEF / Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física / Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Bacharel em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), Mestre (1992) e Doutor (1998), ambos em Física das Partículas Elementares pela Universidade de São Paulo. Bolsista Recém-Doutor pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999). Atualmente é professor 40 horas com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) – Campus Cariacica, atuando nos Cursos de Ensino Médio Técnico Integrado, Graduações e também no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. No momento estou orientando dissertações de Mestrado, projetos de iniciação científica, iniciação à docência (PIBID) e iniciação à extensão. Atuo na área de ensino de Física. Tenho experiência também nas áreas de Física Teórica. Pertenço ao Grupo de pesquisa NEEF (Núcleo de Estruturação do Ensino de Física)

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Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

Relatos de experiência