Teoria da Relatividade e viagem no tempo
uma abordagem usando a técnica da Controvérsia Controlada
DOI :
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.35614Résumé
O presente trabalho relata uma intervenção didática realizada por intermédio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), aplicada aos alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) São João Batista, localizado em Cariacica - ES. O objetivo geral da sequência didática construída e aplicada foi introduzir um tema da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio relacionado ao estudo da Teoria da Relatividade. A metodologia utilizada foi a técnica da Controvérsia Controlada, associada ao tema Viagem no Tempo, como ponto de partida para introduzir os conceitos de Relatividade para os educandos. Ao final das atividades constatamos que o tema despertou um interesse pela Física que até então era inexistente e a metodologia adotada permitiu um amadurecimento dos alunos em relação ao trabalho em equipe.
Téléchargements
Références
ALVES, Richard; RÔÇAS Giselle. A Perspectiva Educacional CTS no Ensino de Ciências. Controvérsias. Rio de Janeiro 2017. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/206098/2/Revista%20ConTrove%CC%81rSias.pdf. Acesso em: 25 de junho de 2020.
CHAVES, André. L. Z; CHRISPINO, Álvaro. Uma Experiência de CTS em Sala de Aula: A Internacionalização da Amazônia. AMAZÔNIA - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas V.9 – nº 17 - jul. 2012/dez. 2012, p.122-140.
CHRISPINO, Álvaro. Controvérsias em educação: exercícios de simulação aplicados a temas educacionais de acordo com o modelo CTS: In: CHRISPINO, Álvaro (Org.). Controvérsias em Educação: exercícios de simulação com múltiplas visões sobre questões educacionais. Rio de Janeiro: Papel Virtual, 2005.
CHRISPINO, Álvaro. Ciência, Tecnologia e Sociedade. Módulo do Curso de Especialização em Educação Tecnológica, UAB/CEFET-RJ, aula 11. Mimeo, 2008.
DUARTE, I. D.; PAIVA, C. L; SILVA, M. A. J; ZANI, L. B. A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, p. 62 – 75, maio – agosto. 2013.
GIL PÉREZ, D.; SENET, F.; SOLBES, J. La introduccion a la física moderna: un ejemplo paradigmatico de cambio conceptual. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, n. extra, p.189-195, 1987.
PINHEIRO, N. A. M. Educação Crítico-Reflexiva para um Ensino Médio Científico-Tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino-aprendizagem do conhecimento matemático. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
HAFELE, J.C.; KEATING, R.E. Around-the world atomic clocks: predicted relativistic time gains, Science, 177, 166-8, 1972.
MONTEIRO, M.; NARDI, R.; BASTOS FILHO, J. B. Física Moderna e Contemporânea no ensino médio e a formação de professores: desencontros com a ação comunicativa e a ação dialógica emancipatória. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciências, v. 8, n. 1, p. 1-13, jul. 2013.
OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “física moderna e contemporânea” no ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.5, n.2, paginação eletrônica, 2000.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia –Sociedade) no contexto da educação brasileira. Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciência, vol. 2, n. 2, dezembro, 2002.
SHAPIRO, I. I. Fourth Test of General Relativity. Physical Review Letters, 13 (26), p. 789–791, 1964.
VALADARES, E. C.; MOREIRA, A. M. Ensinando Física Moderna no segundo grau: efeito fotoelétrico, laser e emissão de corpo negro. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.15, n.2, p.121-135, ago. 1998.
ZANETIC, J. Física e cultura. Ciência e Cultura, v.57, n.3, p.21-24, 2005.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.