Art as Curricular Component

artistic languages and remote teaching in pandemic times

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i7.35885

Abstract

This essay aims to reflect on the presence of artistic languages: visual arts, dance, music and theater in Art as a Curriculum Component in the context of REANP (Special Regime of Remote Activities) in Minas Gerais State Department of Education (SEE-MG) implemented due to the COVID-19 pandemic. From the perspective of artistic-teaching performance, it is intended to scale the presence and approaches of artistic languages in 2020 in the development of skills in the curricular component through the analysis of SEE-MG REANP document PET (Tutored Study Plans). Through quali-quantitative methodologies, Categorical Thematic Content Analysis (BANDIN, 2011) is used to examine in which ways artistic languages are present in art education beyond the historical primacy of the visual arts.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

André Luiz de Sousa, UFMG

Andre Sousa, artista-professor-pesquisador de Dança, mestrando em Artes no Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG (Conceito 6), na linha de Ensino-Aprendizagem em Arte, sob orientação do Dr. Arnaldo Leite de Alvarenga. Graduado em Licenciatura em Dança pela Escola de Belas Artes UFMG, graduação-sanduíche em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Portugal) realizado no âmbito do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias do Nascimento (Capes-MEC). Atuou como Professor-Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID-CAPES). Integrante-idealizador do Coletivo EnegreSer, que desenvolve formações e ações educativas-estéticas para as relações étnico-raciais na dança. Membro associado da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as). Pesquisa metodologias de ensino e processos de ensino-aprendizagem de dança na perspectiva da interculturalidade e descolonização do currículo.

Arnaldo Leite de Alvarenga, UFMG

Formou-se em Dança no Trans-Forma Centro de Dança Contemporânea (BH) e em Leitura Corporal no Núcleo de Terapia Corporal (BH). É coreógrafo, professor e pesquisador de Dança; recebeu prêmios como bailarino, coreógrafo e roteirista do Minc-Inacem (1986), Prêmio Cauê (1990), bem como os Prêmios Klauss Vianna para Dança da FUNARTE em 2006 e 2009. No campo acadêmico, graduou-se em Geologia pela UFMG (1981); é Mestre (2002) e Doutor (2009) na Linha de História da Educação pela FAE – UFMG. Atualmente é docente do Curso de Graduação em Teatro e da Licenciatura para Dança da EBA – UFMG. Foi coordenador do Curso de Dança - Licenciatura da EBA/UFMG (gestão 2010 - 2019), foi Presidente da ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (gestão 2013-2014). Pertence ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) EBA-UFMG. Tem publicações nos campos de Estudos Corporais e História e Memória da Dança

Published

19-11-2021