Entrevista

Authors

  • Záira Bomfante dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Francis Arthuso Paiva Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais - Coltec

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.38740

Keywords:

Teaching, Multiliteracies, Multimodality, BNCC

Abstract

Entrevista concedida pela professora Záira Bomfante dos Santos ao professor Francis Arthuso Paiva, dialogando sobre Multimodalidade e Ensino, Pedagogia dos Multiletramentos, BNCC e Formação de Professores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Záira Bomfante dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES/UFES no Departamento de Educação e Ciências Humanas- DECH e professora Permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica - PPGEEB CEUNES/UFES.É líder do grupo GEMULTE/UFES/CEUNES - (Multi)letramentos, Leitura e Textos e integrante do grupo de Pesquisa SAL - Sistêmica, Ambientes e Linguagens. Coordena o Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas - LEAL no PPGEEB e o projeto" O ensino de língua materna e adicional e a formação de professores na perspectiva dos novos letramentos e multiletramentos no norte do estado do Espírito Santo" com apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo- FAPES. É bolsista de Produtividade da FAPES. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6162-8489

Francis Arthuso Paiva, Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais - Coltec

É Doutor em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras da UFMG, por onde concluiu o Mestrado em Estudos Linguísticos, além de ser especialista em Leitura e Produção de Textos pela PUC-MINAS. É professor e Chefe do setor de Letras do Colégio Técnico da UFMG e professor do Mestrado Profissional, PROFLETRAS, da Especialização em Leitura e Produção de Textos, PROLEITURA e da Especialização e, Educação, Linguagem e Tecnologia, todos da Faculdade de Letras da UFMG. Tem interesse por estudos de escrita colaborativa, leitura, produção de texto, letramento digital e visual, na perspectiva da multimodalidade e dos multiletramentos para o ensino e aprendizagem e para a formação de professores. 

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 3rd ed. London: Routledge, [1996, 2006] 2021.

The New London Group. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review 66 (1), 1996, pp. 60–93.

Published

18-08-2022