Utilização de paródias como recurso didático no ensino de biologia

Autores/as

  • Jones Baroni Ferreira de Menezes UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Carlos Eduardo Alves Sales UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Francisca Daniela Lira Mota SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.43493

Palabras clave:

Música; Prática docente; Aprendizagem

Resumen

O uso de paródias didáticas, se apresentam como uma ferramenta de grande valia no cotidiano das atividades educacionais, tornando-se adepto na construção dos saberes e conhecimentos. O objetivo desse trabalho foi compreender a percepção dos estudantes acerca da utilização das paródias como recursos didáticos no ensino de biologia em meio ao período pandêmico ocasionada pela Covid-19. A pesquisa caracterizou-se como descritiva de abordagem qualitativa, tendo a participação de discentes de uma Escola de Ensino Profissional de Novo Oriente – CE. Foram produzidas 16 paródias, sendo 08 da temática de botânica, e 08 sobre os temas relacionados aos Sistemas Reprodutores Humanos. De acordo com os estudantes, o uso de paródia como recurso de didático foi bem recebido e avaliado, principalmente na motivação ao aprendizado do conteúdo, assim como na participação ativa dos educandos. Destarte, este recurso didático propicia o estímulo da contextualização, contribuindo de maneira eficaz com o estudo dos educandos.

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Publicado

25-06-2025

Número

Sección

Relatos de experiência