Raízes, tambores e frutos

a escola de arte do instituto cultural tambor de raiz, Conceição da Barra/ES

Autores/as

  • Letícia Giuberti Borghi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ailton Pereira Morila Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/evkk0g21

Palabras clave:

Memória e História Oral; Sapê do Norte (ES); Comunidades Quilombolas; Educação Não-Formal; Escola de Artes do Instituto Cultural Tambor de Raiz.

Resumen

A dissertação traz como objeto de estudo uma escola de arte no município de Conceição da Barra, localizada no Norte do Espirito Santo e comporta o território conhecido como Sapê do Norte. A partir do território, da cultura local e da história, analiso as motivações para a existência de uma escola de arte no município, bem como o público atingido pelas atividades da Instituição que abriga a escola. A pesquisa de face qualitativa utiliza a escola e componentes do Instituto Cultural Tambor de Raiz como fonte de coletas de dados segundo os pressupostos de Meihy (2015). Os conceitos importantes para essa pesquisa giram em torno da memória e história, para isso, nos debruçamos em referenciais teóricos Ecléa Bosi (1994), Halbwachs (2003) e Le Goff (1990). Tendo em vista que tratamos de questões de comunidades ancestrais, usamos como suporte Kabelenge Munganga (2004) e Inaicyra dos Santos (2008). A partir dos materiais coletados e da pesquisa estruturada, alguns fatores se mostram importantes nesse estudo. A memória coletiva se forma a partir de interesses em comum, de relações e lembranças, a identidade que é formada a partir do reconhecimento entre as pessoas e a transmissão de conhecimentos pelos saberes populares. Esses pilares dão base para esse estudo e também para a formação da Escola de Arte do Instituto Cultural Tambor de Raiz, e não menos importante, a resistência, que permeia todos os âmbitos de formação da escola. Resistência essa que é histórica na região, simbolizada pela gramínea Sapê e pelos tambores, na luta contínua contra o apagamento cultural e a apropriação territorial, contextualizando a Escola de Artes como um espaço de resistência e construção de identidade. 

Biografía del autor/a

  • Letícia Giuberti Borghi, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduação em História Licenciatura, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestrado em Ensino na Educação Básica, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora na rede Municipal de Conceição da Barra/ES, nos anos finais do Ensino Fundamental.

  • Ailton Pereira Morila, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Atualmente é professor associado ao Departamento de Educação e Ciências Humanas do Centro Universitário do Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pesquisador do Prometheus- Núcleo de Estudos Críticos (UFES). Professor permanente do Programa de pós-graduação em Ensino na Educação Básica do CEUNES-UFES.

Referencias

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Publicado

26-12-2025

Número

Sección

Resumos de Teses e Dissertações