Construção de jogos Pedagógicos sobre funções orgânicas aplicando a abordagem STEAM

Autores/as

  • Thayara Vieira Tellaroli Pandolfi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/39qs1x67

Palabras clave:

Metodologias Ativas; Jogos Pedagógicos; Abordagem STEAM

Resumen

O ensino de Química, muitas vezes considerado abstrato e difícil, pode tornar-se mais atrativo com o uso de metodologias ativas e jogos pedagógicos. Este estudo analisou como a construção de jogos baseados na abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) pode favorecer a aprendizagem de funções orgânicas entre alunos da 3ª série do ensino médio. A pesquisa qualitativa, desenvolvida em uma escola estadual de Linhares-ES com 26 estudantes, envolveu planejamento conjunto com a professora regente e o trabalho colaborativo em grupos. Os alunos criaram quatro jogos — Roleta das Funções Orgânicas, Dominando a Química, Liga Química e Caminho das Funções Orgânicas — aplicando princípios da criatividade, resolução de problemas e cooperação. A análise, apoiada em observação participante e triangulação metodológica, demonstrou que a abordagem STEAM estimulou o pensamento crítico, a curiosidade e o protagonismo dos estudantes, tornando o ensino de Química mais dinâmico e significativo. Como conclusão, a integração entre jogos pedagógicos e a abordagem STEAM se mostra eficaz para tornar o ensino de Química mais atrativo, contextualizado e centrado no protagonismo dos alunos

Referencias

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Publicado

26-12-2025

Número

Sección

Resumos de Teses e Dissertações