Ensino de língua adicional no contexto atual: discutindo a temática racial sob a ótica dos Multiletramentos
Resumen
Este trabalho objetiva fazer uma reflexão a respeito do ensino de língua adicional na contemporaneidade, propondo a análise de uma seção de leitura disposta no livro didático de língua inglesa. No primeiro momento, traz algumas contribuições sobre a temática racial nas escolas. Em seguida, propõe discutir resumidamente do livro didático no contexto atual, com base nas considerações de Dias (2006) e Silva (2012). Então, por meio das contribuições de Rojo e Moura (2012), bem como do Grupo de Nova Londres (New London Group, 1996), ele centra-se na discussão dos Multiletramentos e as possibilidades de um ensino crítico e engajado a partir da proposições metodológicas desta pedagogia. Por fim, procede-se a análise de textos disponíveis em uma seção de leitura da unidade de um livro didático de inglês adotado atualmente em escolas do Ensino Médio. Os resultados apontam, a priori, para a necessidade de uma postura engajada por parte do docente, tendo em vista as lacunas encontradas nas atividades de compreensão textual analisadas.
Palavras-chave: Ensino. Multiletramentos. Livro didático. Relações étnico-raciais.
Descargas
Citas
ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
ASSIS, Machado de. Poesias completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1876.
BANDEIRA, Manuel. Consoada. In: Estrela da vida inteira: poesias reunidas. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1970. p. 221.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1986. p. 222-232.
BRECHT, Bertolt. Teatro dialético. Seleção e introdução de Luiz Carlos Maciel. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
GOETHE, Johan Wolfgang von. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Tradução de Nicolino Simone Neto. São Paulo: Ensaio, 1994.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.