As representações na autoria indígena de Karu Taru- o pequeno pajé

Autores/as

  • Kelly Mara Soares Dornelles Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Célia Regina Delácio Fernandes UFGD

Resumen

Este artigo propõe um trabalho de reflexão ao estudar as representações indígenas na obra literária de autoria indígena. Para tanto, o livro selecionado foi Karu Taru – o pequeno pajé, de Daniel Munduruku. Assim, analisaremos essa obra de literatura infantil, primeiro pelo viés da busca da identidade e conceito de representação, com aporte teórico de Stuart Hall (2012), depois pela propagação da cultura, com base em Eagleton (2005), interpolando suas significações com o conceito de pensamento liminar de Mignolo (2003). Assim, este trabalho pretende cumprir o importante papel de propagadora da cultura de um povo na construção de sua noção de alteridade, contribuindo com o debate nessa área e com a divulgação dessas obras compradas e distribuídas pelo governo para as escolas públicas brasileiras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kelly Mara Soares Dornelles, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Letras pela Faculdade Anhanguera de Ponta Porã pela Faculdade Anhanguera- FIP (2008), Especialista em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdades Integradas do vale do Ivaí-UNIVALE (2009). Atuou como Professora na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e na Rede Estadual de Ensino do MS. Mestre em Letras pelo   Programa de Pós- Graduação da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), pesquisando As representações Indígena no PNBE (2014) . Integrante do grupo de pesquisa CEELLE - Centro de Estudos em Ensino, Leitura, Literatura e Escrita - UFGD. Está como organizadora da IVFormação de mediadores em leitura do Proler Comitê Dourados/MS, assim como, uma das organizadoras do X Encontro do PROLER: Território Leitor. 

Célia Regina Delácio Fernandes, UFGD

Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1990), mestra em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1996), doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2004) e pós-doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2016). É professora associada da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, onde atua como professora da graduação e do Programa de pós-graduação em Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, história da leitura e da escrita, formação de leitores e de escritores, letramento literário, literatura infantojuvenil e políticas públicas de leitura. Líder do grupo de pesquisa CEELLE - Centro de Estudos em Ensino, Leitura, Literatura e Escrita - UFGD. Participou da elaboração das Linhas de Ação para a Política Nacional do Livro e do Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL (2006-2008), e coordenou o Programa Pró-Letramento no Estado de Mato Grosso do Sul (2008-2009). É coordenadora do PROLER - Comitê Dourados-MS desde 2008, atuando na Formação Continuada de Professores, com ênfase na mediação literária. Foi coordenadora adjunta do processo de avaliação e seleção de obras literárias do Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE (MEC/UFMG/FAE/CEALE). Foi avaliadora do processo de avaliação e seleção de obras de Literatura para composição dos acervos do PNBE. Coordenadora adjunta do processo de avaliação e seleção de obras literárias PNLD/PNAIC 2014 - primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental. Coordenadora adjunta de Língua Portuguesa do PNLD 2019.

Citas

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ADICHIE. Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Tradução: de: RODRIGUES, Erika. In: Technology, Entertainment, Design – TED, out./2009. Disponívelem:. Acesso em: 14/01/2016.

ALENCAR, José de. Iracema. São Paulo: Ática, 2000.
BRASIL. Lei nº 11.645 de 15 de abril de 2008. Disponível em: . Acesso em: 25 de janeiro de 2016.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. [PNBE Temático 2013]. FNDE.SEB.SECADI. Edital de Convocação 01/2012 – CGPLI. Edital de convocação para inscrição e seleção de obras de literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE Temático 2013. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 25 mai. 2012. Seção 3, p. 37. Disponível em: < http://www.fnde.gov.br/arquivos/category/109- editais?download...edital-pnbe....>. Acesso em: 08/02/2016.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: [s.n.], 2004. Acesso em: 24 Jan. 2016.
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1978.
BOURDIEU, Pierre; CHARTIER, Roger. A leitura: uma prática cultural. In: CHARTIER, Roger (org.), Práticas da leitura. Tradução: Cristiane Nascimento. 2. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. p. 231- 253.
CAMINHA, Pêro Vaz de. Carta a El Rei D. Manuel. São Paulo: Dominus, 1963.

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. com Bill Moyers ; org. por Betty Sue Flowers ; Tradução: de Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Palas Athena, 1990.

DIAS, Antônio Gonçalves. Poesias completas de Gonçalves Dias. V. 1. São Paulo: Ed. Científica, 1944.
EAGLETON, Terry. A idéia de cultura. Tradução: Sandra Castello Branco. São Paulo: Ed. Unesp, 2005.
FANON, Franz. Os Condenados da Terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
FRANCA, Aline. SILVEIRA, Naira. Christofoletti. A representação descritiva e a produção literária indígena brasileira. Transinformação, v. 26, 2014, p. 67-76. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2016.
GRAÚNA, Graça. (2013). Contrapontos da Literatura Indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, v. 22, n. 2, 1997, p. 15-46, jul./dez. Disponível em . Acesso em: 05 de maio de 2017.

HALL, Stuart. A Identidade cultural na pós- modernidade. 12 ed. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Tradução: William Oliveira e Daniel Miranda. Rio de Janeiro: Apicuri, 2016.
HALL, Stuart. Pensando a Diáspora (Reflexões Sobre a Terra no Exterior). In: Liv Sovik (Org.). Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Tradução: Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003.

HALL, Stuart. The work of representation. In: HALL, Stuart (Org.). Representation Cultural Representations and Signifyng Practises. Sage/Open University: London, New Delhi, 1997. Acesso em: 10 jul. 2014. Disponível em: http://isites.harvard.edu/fs/docs/icb.topic500286.files/Representation_by_Hall_Pt1.pdf.

IBGE. (2013). Instituto de Geografia e Estatística. Os indígenas no Censo demagrafico 2010. Indígena.. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/indigenas/indigena_censo2010.pdf>: Acesso em: 29 de Março de 2016.
MEDEIROS, Sérgio (Org.) Makunaíma e Jurupari. Cosmogonias ameríndias. São Paulo: Perspectiva, 2002.
MIGNOLO, Walter. Histórias Locais/Projetos Globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução: de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
MUNDURUKU, Daniel. A Literatura Indígena, segundo Daniel Munduruku (entrevista para o blog do Instituto Ecofuturo). Mundurukando: blog de Daniel Munduruku. 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 de janeiro de 2017.

MUNDURUKU, Daniel. Banquete dos Deuses: Conversa sobre a origem e a cultura brasileira. 2. ed. São Paulo: Global, 2009.
MUNDURUKU, Daniel. Karu Taru - o pequeno pajé. Ilustrações: Marilda Castanha. 2 ed. São Paulo: Edelbra. 2013.
MUNDURUKU, Daniel. Três reflexões sobre os povos indígenas e a Lei 11.645/08 1. Moitará. 1º Encontro Brasil Indígena: A temática indígena na escola. Edição Especial, v. 1, n. 1, Nov-Dez. 2014.
MUNDURUKU, Daniel. Um dia na aldeia. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
TODOROV, Tzvetan. A Conquista da América: a questão do outro. 2. ed. Tradução: Beatriz Perrone Mo. SP: Martins Fontes, 1999.
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
YAMÃ, Yaguarê. Urutópiãg - a Religião dos pajés e dos espíritos da Selva. São Paulo: Ibrasa, 2005.

Publicado

31-05-2019

Número

Sección

Artigos