Jogos e brincadeiras na educação infantil como resgate da identidade cultural na infância

Autores/as

  • Poliana Bernabé Leonardeli Faceli
  • Marcilene Conti FACELI (FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES)
  • Valeria Barbosa FACELI (FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES)

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i6.28513

Resumen

A pesquisa busca demonstrar como o ato de brincar pode ser importante na vida da criança influenciando-a na percepção do mundo real, no desenvolvimento da psicomotricidade e na criatividade, contribuindo no processo de ensino aprendizagem durante a Educação Infantil. O trabalho ressalta que as brincadeiras fazem parte do dia a dia dos alunos e são uma forma de linguagem que contribui para o desenvolvimento cognitivo, além, do desenvolvimento nos aspectos da criatividade e imaginação infantis. O professor pode buscar estabelecer a importância do seu papel nesse processo, fazendo com que a criança possa construir e reconstruir relações sociais, históricas, artísticas e culturais, uma vez que a primeira atividade social da criança ocorre pela brincadeira. A pesquisa procura ainda demonstrar a importância da memória e do resgate das brincadeiras e jogos tradicionais como forma de construção de uma identidade cultural. Busca também evidenciar como essas brincadeiras tão antigas podem desenvolver uma serie de habilidades previstas na BNCC para educação infantil. A metodologia utilizada é a pesquisa de campo, que se objetiva a verificar como é a percepção e o trabalho dos professores com as brincadeiras na Educação Infantil no cotidiano da sala de aula.

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Biografía del autor/a

Marcilene Conti, FACELI (FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES)

Graduada em Pedagogia pela Faceli

Valeria Barbosa, FACELI (FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES)

Graduada em Pedagogia pela Faceli

Publicado

30-11-2021

Número

Sección

Educação, filosofias, infâncias: filosofar com infâncias, resistir na escola