A construção de um canteiro econômico na Escola Estadual do Povoado de Nova Aurora (Norte Mineiro) no contexto de um projeto de intervenção do Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFTM

Autores/as

  • Graciene Ferreira de Oliveira UFTM
  • Rodrigo dos Santos Crepalde UFTM
  • Verônica Klepka UFTM

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.30714

Resumen

O canteiro econômico é uma tecnologia social que demanda uma pequena quantidade de água para a produção de alimentos. Assim, configura-se como uma estratégia importante de convivência com a seca, especialmente em regiões como o semiárido norte mineiro. Este trabalho busca apresentar e discutir a experiência de construção de um canteiro econômico em uma escola do campo no contexto de um projeto de intervenção do Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFTM. Adotamos a pesquisa qualitativa e como fonte de dados lançamos mão do relatório final do estágio, bem como informações provenientes de entrevistas semiestruturadas com a professora supervisora, direção e outros trabalhadores da escola. A construção do canteiro econômico mobiliza conhecimentos como o uso de adubos orgânicos, da lona plástica como um impermeabilizante, a economia de água, entre outros. Introduziu-se a partir das aulas de Ciências uma novidade, a tecnologia social do canteiro de tipo econômico, ao mesmo tempo, que os conteúdos das Ciências eram contextualizados na prática. Por fim, essa experiência de Estágio Supervisionado IV mostra uma possibilidade de integração dos conhecimentos das Ciências e os conhecimentos da comunidade, dos agricultores em uma prática coerente e contextualizada com a vida no/do campo.

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Biografía del autor/a

Graciene Ferreira de Oliveira, UFTM

Possui graduação em Licenciatura em Educação do Campo, área de conhecimento Ciências da Natureza, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Verônica Klepka, UFTM

Possui Licenciatura em Ciências/Biologia (2008), Especializações em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (2009) e Metodologia do Ensino Superior (2011), Mestrado (2014) e Doutorado (2017) em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na área de Ciências da Natureza, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, atuando também como coordenadora e professora do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM). Tem experiência na área de Ensino de Ciências, atuando principalmente na Formação de Professores de Ciências. Participa do grupo de estudos e pesquisas da UFTM: Integração de Saberes na Formação de Professores de Ciências para o Campo

Publicado

29-10-2020

Número

Sección

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil