Educação do campo em uma escola do MST: a organização do ensino e o desenvolvimento psíquico de crianças de 06 a 10 anos

Autores/as

  • Aline Fernanda Cordeiro Unespar
  • Dalva Helena de Medeiros UNESPAR

Resumen

A presente pesquisa tem como objetivo analisar de que forma se dá a organização do ensino na Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), se essa contribui para o desenvolvimento do psiquismo de crianças de 06 a 10 anos.  Problematizamos se os Livros Didáticos (LD) utilizados na escola do MST atendem a proposta da educação do campo e do movimento. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica e documental, análise de questionários aplicados aos professores de uma escola do campo MST do município de Cascavel/PR e análise de algumas unidades didáticas do  Livro Didático de Matemática do 2º e do 3º ano, Coleção Novo Girassol: Saberes e fazeres do campo (2016 a 2018). Os resultados apontam que os educadores da escola, que participaram da pesquisa, possuem formação específica para o contexto do campo, e que esta, possibilita planejar e implementar metodologias de ensino, que superem o uso do LD como único recurso pedagógico, visto que, este não atende ou atende parcialmente a concepção adotada na proposta pedagógica da escola.

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Biografía del autor/a

Aline Fernanda Cordeiro, Unespar

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e
Desenvolvimento (PPGSeD) pela UNESPAR/Campus de Campo Mourão. Pósgraduada em Desenvolvimento e Aprendizagem nos Anos Iniciais da Educação
Básica pela Universidade Estadual do Paraná- UNESPAR/Campo Mourão.
Bacharel em Psicologia pela Faculdade União de Campo Mourão-UNICAMPO,
Licenciada em Pedagogia pela UNESPAR/Campo Mourão. Especialista
em atendimentos para pacientes com traumas, com a terapia EMDR.
Atuou como psicóloga do Programa Patronato de Campo Mourão/PR e psicóloga
voluntária do Centro de Educação em Direitos Humanos- CEDH da
UNESPAR/Campo Mourão.

Dalva Helena de Medeiros, UNESPAR

Pedagoga, possui mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais
pelo Nupélia, Universidade Estadual de Maringá. Doutorado em Educação pelo
Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM, Linha de Pesquisa: Ensino,
Aprendizagem e Formação de Professores.
Professora Adjunta da Unespar - Campus de Campo Mourão - PR no Curso de
Pedagogia até 30/06/2020.
Tem experiência na área de Educação Ambiental e Formação de Professores e
Pedagogos, atuando principalmente nos seguintes temas: ensinoaprendizagem, gestão educacional, currículo, políticas educacionais, ensino de
Ciências e de Matemática.
Integrante dos Grupos de Pesquisas: Estudos Regionais: geo-histórico,
sociocultural, econômico, educacional e ambiental (GERA) e Grupo de Estudos
e Pesquisas sobre atividade de ensino (GEPAE-UEM). Integrante da Associação
Mourãoense de Escritores, AME e da Academia Mourãoense de Letras – AML
ocupante da cadeira 36. Possui publicações de poesias.

Publicado

22-12-2020

Número

Sección

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil