O protagonismo e as práticas pedagógicas dos egressos da Licenciatura em Educação do Campo no contexto do território ribeirinho da Amazônia paraense tocantina

Autores/as

  • Jenijunio Dos Santos Universidade de Brasília
  • Mônica Castagna Molina

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.31839

Resumen

Tendo como parâmetro as dimensões da formação da Licenciatura em Educação do Campo- LEdoC: a docência, a gestão dos processos educativos escolares e a gestão dos processos educativos comunitários, bem como a formação de intelectuais comprometidos com a luta e a resistência dos territórios do campo, averígua-se as práticas dos egressos, da referida Licenciatura, do campus Abaetetuba, diretamente nos seus locais de atuação. Para efeito das análises buscou-se o aporte epistemológico do Materialismo Histórico Dialético, e como método a Pesquisa Participante e as técnicas Roda de Conversa; aplicação de formulários e realização de entrevistas. Concluiu-se  que o Curso de Licenciatura em Educação do Campo de Abaetetuba, na contradição inerente ao movimento da realidade e mediado por uma práxis emancipatória, tem formado educadores que, pela prática pedagógica, produção do conhecimento e engajamento em lutas sociais, está contribuindo  com os processos de resistência ao avanço do capital na Amazônia tocantina.

Palavras-chave: Licenciatura em Educação do Campo. Território Ribeirinho. Práticas pedagógicas. Educação do Campo. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jenijunio Dos Santos, Universidade de Brasília

Doutor em educação pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador Pedagógico na Rede municipal de educação de Belém e professor no curso de formação de professores do Centro Universitário Fibra (Belém). 

Mônica Castagna Molina

Doutora em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília (UnB) e pós- doutorado em Educação (Unicamp) Professora Associada da UnB, da Licenciatura em Educação do Campo, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural – PPG-Mader.

Publicado

29-10-2020

Número

Sección

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil