Licenciatura em educação do campo e interdisciplinaridade: a realidade como fim e a práxis como meio

Autores/as

  • Paulo Roberto de Sousa Silva Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Raimundo Edson Pinto Botelho Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.31937

Resumen

A partir de pesquisa documental e bibliográfica, o texto analisa a categoria interdisciplinaridade na Educação do Campo, tendo em vista aportar contribuições por ocasião da reestruturação dos Projetos Pedagógicos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Maranhão, em Bacabal. Além de um breve percurso histórico e uma revisão da literatura, partindo da crítica à disciplinaridade à crítica à interdisciplinaridade, o texto segue com uma retomada da Licenciatura em Educação do Campo em suas origens teórica e política, situando o lugar da interdisciplinaridade no currículo do curso, posicionando-se em favor da necessidade de uma abordagem interdisciplinar no ensino de conhecimentos produzidos interdisciplinarmente e para a compreensão da realidade do campo como totalidade, situando o conhecimento e a respectiva abordagem pedagógica como práxis. E aponta como possíveis caminhos para a Interdisciplinaridade na Educação do Campo: a pesquisa e o trabalho como princípios educativos e a organização curricular por alternância, que se integram a partir de um plano de atividades organizador do trabalho coletivo interdisciplinar, orientado por eixos integradores representativos de fenômenos relevantes da realidade camponesa, tomada como objeto de estudo e intervenção pedagógica, através do ensino, pesquisa e extensão.

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Biografía del autor/a

Paulo Roberto de Sousa Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Possui Mestrado em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz); Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento, pela Universidade de Brasília (UnB); e Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como Professor Assistente, no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem experiência e interesse, principalmente, em Educação Popular e Movimentos Sociais; Educação e Escola do Campo; Trabalho e Educação; e Juventude.

Raimundo Edson Pinto Botelho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (2001). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão em 2017. Atua como docente da Universidade Federal do Maranhão, na Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Campus III, Bacabal/MA. Suas produções estão voltadas para Geografia, nas áreas de Agrária e Econômica, dando ênfase aos aspectos ligados à dinâmica territorial, das lutas sociais, Políticas Públicas, relações de trabalho e Educação do Campo

Publicado

22-12-2020

Número

Sección

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil