Licenciatura em educação do campo e interdisciplinaridade: a realidade como fim e a práxis como meio
DOI :
https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.31937Résumé
A partir de pesquisa documental e bibliográfica, o texto analisa a categoria interdisciplinaridade na Educação do Campo, tendo em vista aportar contribuições por ocasião da reestruturação dos Projetos Pedagógicos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Maranhão, em Bacabal. Além de um breve percurso histórico e uma revisão da literatura, partindo da crítica à disciplinaridade à crítica à interdisciplinaridade, o texto segue com uma retomada da Licenciatura em Educação do Campo em suas origens teórica e política, situando o lugar da interdisciplinaridade no currículo do curso, posicionando-se em favor da necessidade de uma abordagem interdisciplinar no ensino de conhecimentos produzidos interdisciplinarmente e para a compreensão da realidade do campo como totalidade, situando o conhecimento e a respectiva abordagem pedagógica como práxis. E aponta como possíveis caminhos para a Interdisciplinaridade na Educação do Campo: a pesquisa e o trabalho como princípios educativos e a organização curricular por alternância, que se integram a partir de um plano de atividades organizador do trabalho coletivo interdisciplinar, orientado por eixos integradores representativos de fenômenos relevantes da realidade camponesa, tomada como objeto de estudo e intervenção pedagógica, através do ensino, pesquisa e extensão.
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