Educação superior do campo: Reflexões e críticas da formação de professores no curso de Licenciatura em Educação do Campo Ciências da Natureza e Matemática na UFMA

Autores/as

  • Diana Costa Diniz UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
  • Evandro Ghedin Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.32050

Resumen

Neste artigo apresentaremos a experiência de formação de professores no Curso de Licenciatura em Educação do Campo Ciências da Natureza e Matemática na Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Sua construção é resultante dos estudos de doutoramento no programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec). Ele resulta de pesquisa bibliográfica e documental na análise dos dados com fundamentação no materialismo histórico e dialético. Pretendeu-se neste trabalho discutir a formação de professores no contexto da expansão da Educação Superior do Campo em contraposição a concepção de Educação Rural, arraigada no velho ruralismo pedagógico considerando as mudanças políticas e sociais a partir dos anos de 1990 no Estado Brasileiro.

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Biografía del autor/a

Diana Costa Diniz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2003),
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2009).
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e
Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática -
REAMEC. Atualmente é professora adjunta do Curso de Licenciatura em
Educação do Campo Ciências Agrárias/ Ciências da Natureza e Matemática, na
Universidade Federal do Maranhão, na cidade de Bacabal no Maranhão. Exerce
a docência em disciplinas da área de Fundamentos da Educação, Política,
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo. Realiza
estudos e pesquisas sobre Formação de professores.

Evandro Ghedin, Universidade Federal do Amazonas

Professor Titular-Livre da Faculdade de Educação da Universidade Federal do
Amazonas (UFAM). Possui Pós-doutorado em Didática pela Faculdade de
Educação da USP (2010). É Doutor em Filosofia da Educação pela USP (2004).
Mestre em Educação pela UFAM (2000). Especialista em Antropologia da
Amazônia pela UFAM. Especialista em Filosofia e Existência pela Universidade
Católica de Brasília (UCB). Graduado em Filosofia pela UCB (1995). Professor
Permanente no PPGECEM - Rede Amazônica de Educação em Ciências e
Matemática (REAMEC). Professor Permanente no PPGE-UFAM. Professor
Permanente no PGEDA - Doutorado em Educação na Amazônia -
EDUCANORTE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em
Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática e
Formação de Professores;Metodologia da Pesquisa em Educação;
Epistemologia; Educação em ciências; Filosofia da Educação. Atuou na
Educação Básica da Rede Pública e Privada por 5 anos. É professor
Universitário desde 1997. É autor de diversos livros e artigos científicos na área
da Educação

Publicado

22-12-2020

Número

Sección

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil