Residentes em transformação nas ciências da natureza: experiências pedagógicas no extremo sul da Bahia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32531

Resumen

Este manuscrito compartilha e discute experiências de estudantes de uma licenciatura interdisciplinar em ciências da natureza, como bolsistas no Programa Residência Pedagógica (CAPES/MEC) em uma escola pública em Porto Seguro, extremo sul da Bahia. As atividades foram desenvolvidas entre agosto/2018 e janeiro/2020 e incluíram: participação em curso de formação, regências em ciências da natureza no ensino médio, condução de oficinas sobre horta agroecológica/educação ambiental e sobre experimentação no ensino de ciências, além de participação em eventos acadêmicos na universidade e na comunidade. As experiências contribuíram para fomentar em cada bolsista novos olhares sobre a prática pedagógica em ciências da natureza, em sala de aula e fora dela, ressignificando o que é ser docente. Observou-se que práticas de ensino dialógicas foram mais efetivas nas atividades realizadas ao longo da residência, uma vez que valorizam as falas e a história de vida de cada estudante.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Santos Inacio, Universidad Federal del Sur de Bahía

 

 

Danilo da Silva dos Santos, Universidad Federal del Sur de Bahía

 

 

Enéias Murilo Cerqueira da Silva

 

 

Marcos Vinícius Fernandes Calazans, Universidad Federal del Sur de Bahía

 

   

Jaílson Santos de Novais, Universidad Federal del Sur de Bahía

 

 

Publicado

18-12-2020

Número

Sección

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência