“Histórias de vida” em formação docente no âmbito do subprojeto PIBID-UFES: narrativas de duas licenciadas em Química acerca das suas vivências formativas na Escola Básica

Autores/as

  • Hedylady Santiago Machado Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Caian Cremasco Receputi Universidade de São Paulo
  • Marcos Vogel Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32633

Resumen

Resumo: Esta pesquisa é parte dos resultados da Dissertação de Mestrado de um dos autores, que encontra-se em processo de finalização, cujo o tema é a formação inicial de professores de Química no âmbito de um subprojeto do PIBID da UFES, Campus Alegre. Esta comunicação teve como objetivo apresentar os resultados do estudo sobre os aspectos das vivências formativas no contexto da Escola Básica de duas licenciadas em Química, bolsistas de Iniciação à Docência. Para tanto, foram realizadas Entrevistas Narrativas com as licenciadas, tendo como aporte teórico-metodológico na pesquisa a Abordagem Biográfica e de Histórias de Vida em formação, em que é o participante que evidencia, por meio da narrativa, o que considera mais importante durante seu processo formativo atribuindo significados ao que foi vivenciado. A análise das entrevistas foi inspirada nas proposições da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados foram agrupados em três subeixos temáticos: reconhecimento do espaço escolar e acompanhamento das turmas, desenvolvimento de métodos de ensino com os alunos das escolas parceiras, relação com alunos e profissionais da Educação Básica. Estes subeixos evidenciam aspectos relacionados a essas vivências formativas do subprojeto, reflexões das licenciadas sobre a formação inicial docente na Educação Básica, que, em síntese, indicam que participar do subprojeto PIBID-QUÍMICA-UFES-ALEGRE contribui para a formação inicial docente em Química no espaço formativo do ambiente escolar.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hedylady Santiago Machado, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestranda em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEEDUC-UFES). E-mail: hedyladysantiago@gmail.com.

 

Caian Cremasco Receputi, Universidade de São Paulo

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Ensino de
Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São
Paulo (PIEC-USP). Doutorando do PIEC-USP. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem no Ensino
de Química (LiEQui/USP). E-mail: caian.receputi@gmail.com.

Marcos Vogel, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Licenciado em Química pela Universidade
Presbiteriana Mackenzie. Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências
(Modalidade Química) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é
professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no Centro
de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS). É Coordenador Institucional
do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na UFES.

Publicado

18-12-2020

Número

Sección

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência