Ensino de História, Formação de Professores(as) e PIBID: o uso de HQs e Cartoons como possibilidade didático-pedagógico nas aulas de história

Autores/as

  • Antonio Alves Bezerra Universidade Federal de Alagoas
  • José Augusto Ferreira da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Roberta dos Santos Sodó Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32635

Resumen

O artigo discute a formação inicial e continuada de professores(as) de História à luz do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, utilizando-nos de reflexões e diálogos com o aporte teórico sobre a formação do/a professor(a)-historiador(a). Assim, focamos em uma das ações do subprojeto/História/UFAL (2015/2018), com destaque para a utilização de HQs e cartoons nas aulas de história enquanto metodologia de ensino na Educação Básica. Dialogaremos com a legislação e bibliografia sobre o PIBID, referenciais teóricos acerca da formação de professores e trechos de Relatórios de atividades desenvolvidas por estudantes de Iniciação à Docência e professores(as) supervisores(as) de área, chegando-se, assim, a conclusão das possibilidades que o Programa revela sobre a formação inicial e continuada de professores(as) de História não apenas no estado de Alagoas, mas no país. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Alves Bezerra, Universidade Federal de Alagoas

Professor do curso de Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em
História da Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões. Mestre e
doutor em História Social pela PUC/SP e coordenador do subprojeto
PIBID/História da UFAL, líder do Grupo de Estudos Ensino, História e Docência
(GEEHD).

José Augusto Ferreira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em História pelo PPGH/UFAL e Licenciado em História pela
UFAL/ICHCA, ex-bolsista do PIBID/UFAL/História (2017/2018) – Edital Capes
n o 061/203.Membro do Grupo de Estudos Ensino, História e Docência
(GEEHD).

Roberta dos Santos Sodó, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em História – Licenciatura (UFAL/ICHCA), ex-bolsista PIBID
(2017/2018 - Edital Capes nº 061/2013) e do Programa de Residência
Pedagógica/PRP (2018/2020 - Edital Capes nº 6/2018 ). Membro do Grupo de
Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade (GEPHGS) e do
Laboratório de Pesquisas e Práticas de Ensino de História (LAPPEHis).

Publicado

18-12-2020

Número

Sección

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência