A representatividade do PIBID no ensino de Ciências e na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32637Resumen
O presente trabalho aborda a experiência do PIBID/Biologia/CEUNES em uma escola do município de São Mateus/ES a partir dos olhares desta comunidade escolar e dos graduandos bolsistas que atuaram no programa. São discutidos os impactos observados no processo de ensino e aprendizagem, assim como na motivação e participação dos alunos nas aulas de Ciências. Os relatos da comunidade escolar demonstram como o envolvimento do PIBID/Biologia/CEUNES contribuiu para a melhoria no interesse dos alunos e para a prática pedagógica dos docentes. Por outro lado, a pouca comunicação e ausência de ações interdisciplinares na escola foram apontadas pelos pibidianos como desafios que precisam ser enfrentados para a melhoria do ensino. A partir dos resultados alcançados na escola em parceria com o PIBID/Biologia/CEUNES, conclui-se que o conhecimento produzido coletivamente em um sistema de ajuda mútua pode romper as barreiras tecnicistas e verticalizadas do processo formativo em qualquer instância, sendo passo fundamental para melhor enfrentamento das dificuldades vivenciadas pela comunidade escolar.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.