A representatividade do PIBID no ensino de Ciências e na formação docente

Autores/as

  • Ivania de Freitas Soares Prefeitura Municipal de São Mateus
  • Gustavo Machado Prado Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-0044-2656
  • Karina Carvalho Mancini Universidade Federal do Espírito Santo
  • Juliana Castro Monteiro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32637

Resumen

O presente trabalho aborda a experiência do PIBID/Biologia/CEUNES em uma escola do município de São Mateus/ES a partir dos olhares desta comunidade escolar e dos graduandos bolsistas que atuaram no programa. São discutidos os impactos observados no processo de ensino e aprendizagem, assim como na motivação e participação dos alunos nas aulas de Ciências. Os relatos da comunidade escolar demonstram como o envolvimento do PIBID/Biologia/CEUNES contribuiu para a melhoria no interesse dos alunos e para a prática pedagógica dos docentes. Por outro lado, a pouca comunicação e ausência de ações interdisciplinares na escola foram apontadas pelos pibidianos como desafios que precisam ser enfrentados para a melhoria do ensino. A partir dos resultados alcançados na escola em parceria com o PIBID/Biologia/CEUNES, conclui-se que o conhecimento produzido coletivamente em um sistema de ajuda mútua pode romper as barreiras tecnicistas e verticalizadas do processo formativo em qualquer instância, sendo passo fundamental para melhor enfrentamento das dificuldades vivenciadas pela comunidade escolar.

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Biografía del autor/a

Gustavo Machado Prado, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional/UFRJ. Atualmente é Professor adjunto no Centro Universitário Norte do Espírito Santo, da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (Mestrado Acadêmico), exercendo as funções de Chefe do Departamento de Educação e Ciências Humanas e membro do Colegiado do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura). Desenvolve pesquisa nas áreas de Biodiversidade, Ensino e Currículo.

Publicado

18-12-2020

Número

Sección

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência