A formação inicial de professores e as conquistas do PIBID

Autores/as

  • Elizabeth Magalhães de Oliveira Universidade Metropolitana de Santos
  • Elisabeth dos Santos Tavares Universidade Metropolitana de Santos
  • Lais Helena Teixeira Merlin de Andrade Universidade Metropolitana de Santos

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32642

Resumen

Por meio do PIBID, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, concedido pela CAPES, foi possível desenvolver o Subprojeto Pedagogia “Articulação das linguagens: literatura, arte, matemática e ciências”, na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Este projeto foi ancorado em abordagens interdisciplinar e multidisciplinar, conforme propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), no PNAIC (Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa), e, ainda propôs que as atividades a serem desenvolvidas no ambiente escolar devem considerar as especificidades de cada uma das práticas de linguagem em função da articulação que estabelecem entre si. Este artigo apresenta relatos de experiências vivenciadas pelos bolsistas, alunos de Licenciatura em Pedagogia, durante a aplicação de atividades no ambiente escolar. Buscou-se favorecer a mobilização dos educandos da EMEF Prefeito Jonas Rodrigues, lotada no município de São Vicente (SP), para a aprendizagem frente ao aspecto lúdico presente no ler e contar histórias, potencializando o processo de ensino-aprendizagem e, promovendo o contato com áreas do conhecimento diversas. Para os licenciandos, a participação no projeto contribuiu para a articulação entre teoria e prática necessária à formação docente, elevando a qualidade das ações acadêmicas. Desta forma, na interação, na discussão e na socialização, puderam reconhecer a importância e a responsabilidade do papel de futuro professor.

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Publicado

20-11-2020

Número

Sección

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência