Estrutura e aplicação da oficina temática: conhecendo a composição dos produtos de limpeza – desenvolvida no âmbito do PIBID/Química da Universidade Federal de Sergipe/Campus Prof. Alberto Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32645Resumen
Este artigo aborda relatos de uma experiência vivida durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) proporcionado pelo Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS/campus Professor Alberto Carvalho). A proposta deste artigo é descrever a aplicação da Oficina temática “Conhecendo a composição dos produtos de limpeza”, bem como apresentar indicativos de aprendizagem sobre elemento químico, átomos, moléculas e substâncias. Buscou-se aplicar uma abordagem qualitativa, para avaliar o conhecimento dos alunos sobre elemento químico, átomo, molécula e substância. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário prévio e final. Foi observada a ação dos alunos relacionadas as práticas contidas na oficina temática. A oficina foi aplicada em 4 horas/aula no mês de outubro de 2019 no Colégio Estadual Murilo Braga, situado no município de Itabaiana/SE, com alunos do 1º ano do ensino médio. Participaram como sujeitos da pesquisa 09 alunos. É importante destacar que a oficina foi dividida em quatro momentos, os quais respectivamente foram: análise de rótulos de produtos de limpeza e questionário prévio; explanação do conteúdo e atividade didática; experimento intitulado: “O segredo da reação do bicarbonato de sódio com vinagre;” e questionário final. A partir da interação, entre aluno e bolsistas, foram levantadas e sanadas as dúvidas dos alunos, tal fato repercutiu diretamente na aprendizagem dos mesmos sobre composição química.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.