Formação inicial de pedagogos no Programa Residência Pedagógica: possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento sobre a Gestão Escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32646

Resumen

RESUMO: Trata-se de um relato de experiência sobre as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento que o Programa Residência Pedagógica proporcionou para a formação inicial em gestão escolar dos residentes em Pedagogia. É um estudo descritivo, tipo Relato de Experiência, conjugado com pesquisas bibliográfica e documental aproximando conhecimentos teóricos como o da psicologia histórico-cultural e as práticas na Residência Pedagógica, durante o período de 2018 a 2020, em uma escola pública de educação de jovens e adultos localizada no município de Maringá/PR. Percebeu-se que o espaço de formação proporcionado pelo programa pode se configurar em importante instrumento para a construção da identidade do pedagogo gestor tendo na docência a base de sua formação, conforme indicado nas diretrizes curriculares do curso. As atividades e as reflexões contribuíram para a aprendizagem e desenvolvimento no tocante a aspectos pessoais e profissionais dos acadêmicos relacionados à dinâmica administrativa e pedagógica da organização do trabalho escolar enriquecendo sobremaneira a formação política e emancipatória dos futuros pedagogos.    

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Etienne Henrique Brasão Martins, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participou como bolsista: no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID, 2017-2018) e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC, 2018-2019); além de voluntário no Programa Residência Pedagógica (2018-2020). Atualmente, integrante do Núcleo de Pesquisa e Estudo em Diversidade Sexual - NUDISEX e do Projeto de Ensino em Gestão Escolar: leituras sobre Anísio Teixeira. Desenvolve estudos na linha de pesquisa de Formação de Professores, Gestão Escolar e Gênero, entre outros estudos.

Poliana Hreczynski Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE, na Universidade Estadual de Maringá - UEM, bolsista CAPES–UEM e Representante Discente do Mestrado no Conselho Acadêmico do PPE/UEM. Graduada em Pedagogia pela mesma Universidade e residente bolsista no Programa Residência Pedagógica – Núcleo Gestão Escolar entre agosto de 2018 a fevereiro de 2020.

Publicado

18-12-2020

Número

Sección

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência